contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

NA SAGA DE EGIL.....


Skallagrimsson ( um conto islandês / norueguês do século X ). Conta a lenda que havia um litígio entre o Rei Eirik e Egil Blodyx ("Machado Sangrento"). Egil teria repreendido o Rei que havia cometido muitas ilegalidades e resolveu confrontá-lo. Esta situação terminou de forma sangrenta, com muitos mortos de ambos os lados.
Quando Egil havia morto um grande número de aliados do Rei Eiriks, na ilha de Herdla (fora da Islândia), com raiva ele coloca um poste de madeira no local mais alto desta ilha, e no topo do mastro ele coloca uma caveira de cavalo, apontando para a terra. Sobre o mastro ele entalhou Runas Sagradas, com uma maldição para o Rei Eirik e também proferiu, este "Nid" (maldição) contra o Rei:
"EU declaro maldita esta terra e condeno todos que nela habitam, inclusive todas as formas de vida selvagem, a não encontrar suas casas, até que o Rei Eiríkr e Gunnhildr sejam conduzidos para fora desta terra."
Segundo a lenda, a maldição logo teve seu efeito, e o Rei Eirik e sua rainha Gunnhildr fugiram para as Ilhas Britânicas.
Lançar um "Nid" em alguém era uma forma de maldição verbal, um ritual mágico que foi considerado muito poderoso durante a era Viking. O poder das palavras não era subestimado, por isso, uma maldição deste tipo era considerada uma coisa muito séria para enviar à alguém.
Este trabalho não tem como objetivo incentivar o lançamento de maldições, apenas descrevemos aqui as “técnicas” como eram utilizadas e não entramos no mérito de eventuais aspectos éticos. Somente a pessoa que se sente injustiçada, pode realmente decidir se uma maldição é sua única opção. Portanto, cabe somente a ela tomar uma decisão e lidar com as conseqüências dessa escolha.
Essa é a Lei do Ásatrú.A.Sol.

Nenhum comentário: