contos sol e lua

contos sol e lua

terça-feira, 29 de setembro de 2009

ALTAR BRUXO BÁSICO.




Um altar bruxo básico, ficará mais ou menos como o desenho acima. Naturalmente você arranjará o seu, conforme suas preferências pessoais, mas principalmente sua intuição.

Geralmente, quando montado em casa, algumas Bruxas preferem coloca-lo de tal forma que se ficarem de pé diante dele, estarão voltadas para o Norte. Outras entretanto, preferem ficar viradas para o Leste, de onde vem a luz.
Seja como for, o altar deverá estar centrado entre as quatro direções, mas tanto faz que seja redondo, quadrado ou retangular.

As tradições variam muito quanto aos animais gurdiães, cores, cristais ou espíritos que serão usados para marcar as direções Norte. Sul, Leste e Oeste. Você poderá usa-los no chão, aos pés do altar.

Os quatro elementos deverão estar representados sobre o altar: água, fogo, ar e terra.
O cálice, naturalmente, é para a água. As velas para o fogo. Óleo ou uma pedra, para a Terra. O Ar é representado por incensos ou por uma planta aérea.

Coloque o pentáculo no centro do altar e acima dele (ou atrás dele) um turíbulo ou um recipiente com carvões em brasa para queimar incenso.

As Bruxas acreditam que as energias fluem da esquerda para a direita, por isso, você deve usar a vela negra, que absorve energia, posicionando-a à esquerda do pentáculo e a vela branca, que irradiará a energia do altar, será posicionada à direita deste. Entretanto, você pode usar as cores de vela que mais se harmonizarem com você.

Os ítens de proteção, como poção mágica de proteção (opcional), sal marinho, coral negro ou turmalinas negras, devem ser posicionados de cada lado do altar. Evitarão que energias não harmonizadas com você possam interferir com seu trabalho.

Sobre o altar, posicione também seus instrumentos de trabalho favoritos, seu athame e seu bastão mágico.
Gemas, cristais de rocha, talismãs e amuletos também podem ser colocados ali, obedecendo o esquema esquerda - direita, mas isso depende do tipo de trabalho que você se disponha a fazer.

É claro que você poderá usar uma estatueta (ou várias) representando a(s) deidade(s) da sua devoção. Porém, se não gostar de imagens, este ítem é perfeitamente dispensável.

A sineta com seu som cristalino, serve para chamar espíritos do ar. Idem, a trompa. São também opcionais.

O espelho mágico ou uma pequena bacia de prata (ou metal) com água, servem para visualizações, caso você esteja empenhada nisso.

Como você talvez não esteja familiarizada com alguns termos, leia as explicações abaixo:

Amuleto:
Objeto carregado magicamente capaz de afastar energias, normalmente negativas. Em geral confere proteção ao seu portador. Costuma ser confundido com "Talismã", embora não seja a mesma coisa.

Athame:
Punhal sagrado, usado nos rituais da Wicca. Normalmente possui uma lâmina de dois gumes e um cabo preto, mas isso pode variar muito. Alguns recomendam que seja fundido pelo próprio bruxo, mas isso é uma determinação, a qual (por uma série óbvia de dificuldades de ordem pratica) foi deixada de lado e exelentes athames podem ser comprados até mesmo pela Internet.... O athame é utilizado para direccionar Poder Pessoal durante os Rituais. É raramente usado para cortes físicos e é um objeto de uso estritamente pessoal de cada bruxo.

Bastão ou Varinha Mágica:
O bastão ou varinha mágica é o instrumento que dirige as forças astrais. Segundo Papus, "Este bastão não tem outro fim senão o de condensar uma grande quantidade de fluido emanado do operador ou das substâncias dispostas por ele com o fim em vista, e de dirigir a projecção deste fluido sobre um ponto determinado."
Como você pode observar, sua função é dupla, pois serve também para irradiar energia.

Pentáculo:
Geralmente as Bruxas usam a estrela de cinco pontas, que é um poderoso selo, ou talismã.

Talismã é um objeto de proteção, mas também é um selo mágico

Nenhum comentário: