contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 27 de setembro de 2009

A MENTE.


" O Homem pode ser entendido como um edifício de sete andares: três são subterrâneos, estão sob o chão. Um andar, o médio, é meio subterrâneo e meio acima do chão, o quarto andar, é onde nós estamos. Sigmund Freud chamou-o a mente consciente.
Quando o Freud começou a trabalhar com pessoas doentes, ele se deu conta de que há algo debaixo da mente consciente. Ele a chamou mente inconsciente e parou ai.
O colega mais íntimo de Sigmund Freud, e o psicólogo mais talentoso, era Carl Gustav Jung. Ele trabalhou ainda mais , aprofundou-se na psique do animal humano, e achou outro andar abaixo do inconsciente. Ele chamou-o mente inconsciente coletiva e parou ai. É bastante para um homem descobrir isto, porque é um fenômeno tão vasto. Ninguém foi mais fundo. Mais no leste, debaixo da mente inconsciente coletiva, nós descobrimos o último andar - a mente inconsciente cósmica . Mas alguns investigadores continuaram voando mais alto e acharam outro andar acima da mente consciente. E acharam a mente super consciente e acima desta o consciente coletivo. A maioria dos investigadores parou ai; a alegria é incontida. É incrível que possa haver qualquer coisa mais. Só alguns chegaram ao final, o cume mais alto- e eles acharam a mente consciente cósmica. A mente consciente cósmica é o que eu chamo o estado de iluminação, o estado budico.”

Para visualizar simplificadamente essa visão totalizadora da mente criamos este diagrama:
O “continuum”
consciente cósmico
consciente coletivo
super-consciente
consciente
inconsciente
inconsciente coletivo
inconsciente cósmico

Estes são “espaços” que podemos observar dentro desse “oceano” imenso que é a MENTE. Ao tentarmos “explicar” o que são, temos que forçosamente usar metáforas.

Esta é a “viagem” do buscador que demanda muito esforço no início, paciência e coragem no fim.

Estamos no ”andar térreo”, o nível da consciência comum. Podemos iniciar escolhendo o caminho da luz e subir ou descer percorrendo as trevas. Pelo o que pude entender, estes “espaços” estão relacionados, pois pertencem a um “continuum” no qual há barreiras (fronteiras) que dificultam a passagem de um “território” para outro. Por isto é necessário ter o passaporte, as senhas ou os segredos que permitem passar de um para outro e poder voltar ao cotidiano.

O que osho disse sobre essas “camadas”?

“A mente inconsciente carrega a experiência de milhões e milhões de nossos ante passados, e dos antepassados deles/delas.
A mente subconsciente tem dois lados. Quando você está profundamente adormecido, sonhos estão movendo na parte do fundo do subconsciente. O consciente está muito longe. Quando você estiver acordando pela manhã, você está vindo mais próximo da mente consciente, neste momento a camada superior do subconsciente está sonhando. Quando você estiver consciente, a mente domina o corpo; quando você estiver inconsciente, o corpo domina a mente. E o corpo é sábio porque é mais antigo. A mente é um fenômeno muito recente, com pouca experiência, amadora. Conseqüentemente não deu ainda para ela notar as coisas importantes para a natureza. Tudo o que é importante foi deixado para corpo, porque corpo é mais eficiente, mais profissional, mais sábio e atua sem qualquer engano ou erro. A mente inconsciente é nove vezes maior que o consciente; tem tremendos tesouros, todas as recordações de seu passado. Você entrou em um canto desconhecido de seu ser . E esta mente inconsciente, no estado de hipnose, pode fazer coisas que parecem milagre.
E debaixo do inconsciente há o Inconsciente Coletivo. A pessoa também pode descer ate o inconsciente coletivo - no princípio com alguma ajuda. Este era o trabalho das escolas de mistérios - o mestre o levará lentamente para o inconsciente e o inconsciente coletivo. Em seu inconsciente coletivo você tem recordações de suas vidas passadas Este inconsciente coletivo está relacionado com o mitológico. Por isto, Jung se interessou pela mitologia, para estudar sua estrutura, da mesma maneira que Freud se interessou por sonhos para descobrir a existência do subconsciente. Mitologias são sonhos sonhados pela humanidade inteira através de milhares de anos. Estas mitologias tem algum significado .
A tribo era uma mente coletiva.
Ainda existe em seu inconsciente coletivo."

Inconsciente cósmico

"Debaixo do inconsciente coletivo está o inconsciente cósmico. Lentamente, lentamente a pessoa pode se aprofundar mais e mais profundamente, e no inconsciente cósmico encontrará recordações de seu ser como árvores, roseiras, pedras...”

A mente super consciente

"Ao nível da mente super consciente, todos os pensamentos, todos os sentimentos desaparecem; você começa a viver em um silêncio absoluto."

A mente consciente coletiva

"Não encontrei nada específico em osho."

A mente consciente cósmica.

"Mas ainda há uma fase mais alta: o consciente cósmico onde sua individualidade desaparece como uma gota no oceano. De repente você se torna o oceano inteiro. Na fase de cósmico. você experimenta a suprema verdade da vida, o significado da existência: sua unidade com o todo."

Estas são as sete fases da mente: três debaixo da mente consciente e três acima dela. Só uma coisa permanece e que está além delas - é o estado da não-mente. Isto só vem quando você se tornar um observador do superconsciente, do consciente coletivo, do consciente cósmico. Você simplesmente é uma testemunha.

Quando você se tornar uma testemunha da mente consciente cósmica, a mente desaparece com todas suas sete formas. A árvore inteira desaparece como se nunca tivesse existido, e há puro espaço. Este puro espaço não está vazio. Está cheio, pleno, com todas as potencialidades. É a fonte de toda a criação. Tudo saiu dela e um dia voltará a ela.

Buda chamou isto nada. Esta palavra "nada" dá uma certa cor negativa. É melhor para chamar isto puro espaço que é mais natural. Não lhe dá qualquer idéia do negativo ou do positivo, só amplitude” OSHO

Nenhum comentário: