contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

*******Enigma.J*******.Signo Ascendente.


O Signo Ascendente é determinado pelo signo que se encontra na linha do horizonte no momento exato do nascimento da pessoa. É o signo que está ascendente’ ou seja, levantando no horizonte no momento em que uma pessoa nasce.
Existem 12 casas no circulo zodiacal e 24 horas num dia. Isto quer dizer que o Sol precisa de duas horas para transcorrer uma casa ou signo solar. Normalmente o Sol se encontra na linha do horizonte (Ascendente) por volta das 6 horas da manhã, e deverá estar no Meio do Céu ao meio dia, assim como no poente por volta das 18 horas. Porém, não é sempre assim. O local exato onde se encontra o Sol no momento do nascimento é determinado com exatidão na elaboração de um Mapa Natal, e sua localização depende da latitude e da longitude do local do nascimento, já que os cálculos astronômicos são sempre feitos para o local do nascimento da pessoa. E se o Sol leva 24 horas para fazer a volta da Terra (volta aparente, naturalmente) é claro que ele não estará sempre no mesmo lugar. Este nascimento do Sol no horizonte do lugar onde estamos é determinado também pelas estações do ano. No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, especialmente em latitudes elevadas. Assim, aquele horário das 6 hs para o levante e 18 hs para o poente não será válido. Encontramos normalmente essas indicações nos jornais que indicam também as fases da Lua. Assim, a latitude e longitude do lugar onde a pessoa nasce, assim como o horário de seu nascimento, é determinante para se encontrar o Ascendente com exatidão. Uma pessoa nascida no Rio de Janeiro não terá o mesmo ascendente de outra nascida em Milão, mesmo se o horário do nascimento (hora e minutos) for o mesmo, porque as duas cidades possuem latitudes e longitudes diferentes. Muitas vezes, até o signo solar muda! Como já expliquei em outros artigos, o Sol não ingressa num signo solar às 0 hs de um dia determinado já que o percurso anual do Sol não combina exatamente com aquele de nosso calendário gregoriano. Com o ASC acontece a mesma coisa, já que ele se desloca rapidamente ao longo do dia.
Grosseiramente falando, uma pessoa que nasceu no signo de Áries, aproximadamente entre 6 e 8 horas da manhã, no Brasil, terá o Ascendente também em Áries, já que o Sol, no momento do nascimento, estava começando a se levantar na linha do horizonte. Se tivesse nascido ao meio dia, provavelmente teria o Ascendente em Câncer.
No entanto, a mudança na latitude e longitude, o fato de ser inverno ou verão, modifica este horário, já que, como já mencionei, as noites são mais longas (mais horas) no inverno e os dias são mais longos no verão. De maneira especial, se pensarmos em latitudes muito elevadas, onde fica a maioria dos países do hemisfério norte, ou em latitudes ao Sul, onde fica o Sul do Brasil e a Argentina, por exemplo, não poderemos determinar o ASC com estas tabelinhas publicadas nas revistas esotéricas. Nosso cálculo seria pouco exato. Para dividir com exatidão as Casas Astrológicas é necessário fazer cálculos complexos, feitos atualmente através de software específicos, destinados a levantar os Mapas, determinando assim com exatidão onde o Sol se encontrava (grau exato) no momento do nascimento da pessoa, os graus do ASC, da Lua e de todos os planetas que compõem o estudo astrológico.
O Signo Ascendente, antes de mais nada, rege o corpo físico da pessoa e influencia a sua personalidade sendo o veículo da expressão do Eu Interior que é representado pelo Signo Solar. Na palavra personalidade, temos a raiz persona, que pode significar também personagem. Desta feita o Ascendente influenciará a personalidade 'aparente' da pessoa, o seu modo de agir, as respostas e necessidades de seu corpo físico, se misturando assim com as influências do Signo Solar e com a Lua, para compor a personalidade.
Assim, quando alguém me pergunta se é verdade que as pessoas se parecem mais com o Ascendente após os 30-35 anos, eu respondo que depende de sua evolução espiritual. Se pensarmos bem, mesmo o signo lunar é muito importante na composição da personalidade, mas não é ele (signo lunar) que determina nosso Eu Interior. Porém devemos considerar que se vestimos uma personagem todos os dias, anos a fio, é normal que a partir de um determinado momento acabemos nos confundido com esta personagem. Além disso, o corpo físico acabará determinando algumas de nossas atitudes, nossa forma de nos apresentar ao mundo, e determinará muitas de nossas necessidades físicas e de nossas doenças. É por isso que sentimos uma identidade cada vez maior com ele avançando na idade, já que é esta persona que vemos no espelho e que carregamos por aí todos os dias e é do corpo físico que depende nossa atitude no dia-a-dia.
Outra coisa importante a considerar é se esta persona se confunde, ou melhor dizer, se harmoniza com as características indicadas pelo signo Solar. Muitas vezes estes signos não são compatíveis ou harmônicos entre si, formando particularidades dissonantes, onde a personalidade oferece múltiplas facetas de identidade. A chave da personalidade na análise do astrólogo não para por aí. Muitas vezes o signo Ascendente não “combina” com o signo solar, criando conflitos na personalidade. O astrólogo, em sua interpretação, ajuda a pessoa a compreender essas múltiplas facetas que compõem a expressão de seu ser. Ele precisa determinar e analisar com exatidão os outros planetas envolvidos, especialmente o planeta regente do Ascendente e o planeta (ou planetas) presente(s) na primeira casa, que são também muito importantes para o desenvolvimento desta personalidade exterior. Um planeta em conjunção como ASC ou com o Sol ou a Lua pode influenciar e modificar a expressão tanto do Eu Solar, quanto do Ego Lunar e quanto do Ascendente!
O planeta age como um “ator” e a casa onde ele atua mostra “o cenário” usado para a sua atuação. O ator pode levar sua personagem para outra casa zodiacal, ou outro cenário, e então seguramente ele influenciará a pessoa de forma diferente. Digamos que, se Hamlet sair do sombrio castelo dos Reis da Dinamarca e for viver o seu drama numa casa da praia, ele continuará sendo o mesmo Hamlet, com o mesmo drama a resolver, mas perderá muitas das características sombrias que foram conferidas ao drama pelo local onde este se desenvolveu. O tema de sua vida será o mesmo, os conflitos os mesmos, mas em outro cenário. Da mesma forma, os planetas também mudam a sua influência dependendo das casas zodiacais onde eles se encontram.Aisha Jalilah.

Nenhum comentário: