contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 10 de abril de 2010

O monstro interior de todos nós.


Todos temos um monstro dentro de nós. Aquele que liberta a pessoa malvada que somos, o lado egoísta e cruel.
Sua forma de atuação é diversa, não se manifesta apenas com gritos e insultos, é tudo aquilo de ruim que fazemos com quem amamos.
É o egoísmo, os gritos, os insultos, o desrespeito, o autoritarismo, a teimosia, o orgulho, a falsidade, a mentira, a crueldade de nunca revelar a verdadeira intenção de cara - nada é o que parece, não conseguir ser verdadeiro. Até as qualidades boas podem ser manipuladas - o carisma, as palavras bem escolhidas, os elogios bem colocados.
Muitos monstros são pequenos; outros, bem maiores e mais fortes, mas todos perigosos.
Eles motivam todos os atos egoístas e cruéis e a única coisa que os acalma é a satisfação. Eles se satisfazem com a humilhação, com o coração partido daqueles que atacam.
E o pior: eles fazem parte de nós, mas, felizmente, podemos subjugá-los - esse é o destino final de todo monstro interior.
Quando crianças, fazemos tudo que nos dá vontade - somos criaturas de puro ID - amadurecemos, aprendemos os limites e quando o monstro é domado significa que crescemos.
Porém, mesmo crescendo, há um monstro difícil de domar, aquele que tem o poder de um coração revoltado. Se não vigiarmos, é fácil libertar e usar esse poder. O poder de magoar porque foi magoado. Mas, no fim, os dois corações magoados vão rever suas ações ruins, todas de uma vez. E como é doloroso!!!
É sempre tolo aquele que pensa que manipular e enganar é melhor que merecer respeito, admiração e confiança.
O monstro interior nada mais é que você mesmo. Não fuja dele, apenas tente domá-lo. Não se iluda que ele não existe, não pense que você é bom, e ruim são os outros. Nossos monstros são apenas nossos impulsos mais primitivos e as armas nessa batalha é a razão e inteligência.Aisha Jalilah.

Nenhum comentário: