contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 2 de março de 2011

FRAGMENTOS MÍSTICOS DO PENSAMENTO MÍSTICO DE MAX HEINDEL


É nosso dever empregar o conhecimento que tenhamos dos Mundos Superiores para aprender o melhor possível as lições que este mundo material tem para nos ensinar. [E depois de ter aprendido essas lições, é também um dever compartilhá-las em tudo o que puder ser compartilhado.].

Todo acontecimento deixa depois de si sua imagem indelével no Éter Refletor. Os pensamentos e atos de todos os homens são gravados indelevelmente pela Natureza neste Éter Refletor, onde o vidente treinado pode ler a história de cada um com uma exatidão proporcional à sua habilidade.

As forças do Mundo do Desejo, trabalhando no Corpo Denso despertado, impelem-No a mover-se em tal ou qual direção.

As formas só evoluem para estágios superiores em razão das sucessivas exigências do crescimento espiritual.

Embora seja certo que a matéria do Mundo do Desejo é um grau menos densa do que a matéria do Mundo Físico, não devemos absolutamente imaginar que tal matéria seja matéria física sutilizada.

IMPORTANTÍSSIMO: Nossa linguagem, feita para descrever as coisas materiais, é completamente inadequada para descrever as condições dos reinos suprafísicos. Conseqüentemente, tudo o que se diz sobre esses reinos deve ser tomado mais como semelhança do que como descrição exata.

Nada é vandálico em a Natureza. Tudo que assim parece trabalha apenas para o bem. As formas que se encontram no Mundo do Desejo são criações demoníacas construídas pelas paixões e pelos desejos mais brutais dos animais e do homem.

Quando uma forma criada por um desejo brutal é atraída para outra da mesma natureza, cada uma exerce sobre a semelhante um efeito desintegrante, produto da desarmonia existente nas respectivas vibrações. Assim, em vez de fundir-se mal com mal, mutuamente eles se destroem, e, deste modo, o mal no mundo conserva-se dentro de limites razoáveis. Quando compreendemos o efeito destas duas forças gêmeas em ação, podemos também entender a máxima ocultista que diz: Uma mentira no Mundo do Desejo é, ao mesmo tempo, assassina e suicida.


Tudo quanto sucede no Mundo Físico é refletido em todos os outros reinos da Natureza.

Se buscarmos o bem no mal, com o tempo o mal acabará se transformando em bem. Se a forma que se constrói para diminuir o mal é fraca, não terá efeito algum [ou terá pouco efeito] e será destruída pela forma maligna; mas se é forte e freqüentemente repetida, sua ação desintegrará o mal e substituí-lo-á pelo bem.

A luta travada entre as forças gêmeas de Atração e de Repulsão produz todas as dores e sofrimentos resultantes das ações errôneas e dos esforços mal orientados, sejam ou não intencionais.

Se amamos o bem, resguardaremos e alimentaremos tudo o que é bom em volta de nós... Se fizermos o contrário, povoaremos nosso caminho de demônios, todos criados por nós mesmos.

O poder anímico pode ser empregado durante algum tempo com propósitos maléficos, assim como pode ser empregado para o bem. Mas, finalmente, a Força de Repulsão destrói o vício, e sobre as desoladas ruínas a Força de Atração edifica a virtude. Todas as coisas, em última análise, trabalham em conjunto para o BEM.

Toda vida é una.

Do mesmo modo que para se ir da América à África é necessário se ter um barco e poder dirigi-lo, assim também se requer um veículo apropriado para penetrar ao Mundo do Espírito de Vida, sob controle consciente, para se poder viajar de um a outro planeta. De maneira semelhante àquela pela qual o Mundo do Espírito de Vida nos põe em relação com os outros planetas do nosso sistema solar, o Mundo do Espírito Divino nos correlaciona com os outros Sistemas Solares. Para se poder viajar de um sistema solar a outro é necessária a capacidade de se atuar conscientemente no mais elevado dos veículos do homem — o Espírito Divino.

Durante toda a vida o Corpo Vital é o construtor e o restaurador da forma densa. Se não fosse pelo Coração Etérico, o coração denso romper-se-ia rapidamente em conseqüência da tensão que lhe impomos continuamente. Todos os abusos praticados com e pelo Corpo Denso são neutralizados pelo Corpo Vital, tanto quanto é possível, o qual trava uma luta constante contra a morte do Corpo Denso. O Corpo Vital do homem é feminino ou negativo, enquanto o da mulher é masculino ou positivo.

O cientista ocultista sabe que não há ato algum, grande ou pequeno, que não seja sentido através do Universo.

A Terra é um corpo vivo e sensível.

À medida em que o homem progride na escola da vida, suas experiências ensinam-no, e seus desejos se tornam melhores, mais puros. Desta forma, gradativamente, a matéria do Corpo de Desejos passa por uma correspondente modificação. A matéria mais pura e brilhante das regiões superiores do Mundo do Desejo substitui as cores sombrias da parte inferior. O Corpo de Desejos aumenta de tamanho, de modo que o de um santo torna-se verdadeiramente algo glorioso a ser observado – de transparência luminosa – e de uma pureza de cores incomparável e impossível de descrever.

Ninguém é tão mau que não tenha algo de bom. [E ninguém é tão bom ou perfeito que não tenha algo que precise ser aprimorado ou corrigido.]. E assim, e por isso, escreveu Heindel: Por outro lado, são muito poucos os que são tão bons que não empreguem alguma matéria das regiões inferiores.

No clarividente involuntário, desenvolvido no sentido negativo e impróprio, os vórtices do Corpo de Desejos giram da direita para a esquerda ou seja, na direção oposta à dos ponteiros de um relógio. No Corpo de Desejos do clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, giram na mesma direção dos ponteiros de um relógio, fulguram esplendorosamente e ultrapassam muito a brilhante luminosidade do Corpo de Desejos comum. Essa é uma das diferenças fundamentais entre um médium e um clarividente desenvolvido de modo apropriado.

Nenhum clarividente genuinamente desenvolvido utiliza-se de sua faculdade de clarividência por dinheiro ou por qualquer coisa equivalente, nem tampouco para satisfazer curiosidades, mas só e unicamente para ajudar a Humanidade.

Um homem de forte moralidade pode despertar uma tendência parecida em outro de natureza mais débil, da mesma forma que este [mais débil] pode ser dominado pela influência negativa de caracteres malignos.

Tudo quanto fazemos, dizemos ou somos, reflete-se em torno de nós.

O homem é um indivíduo. Os animais, os vegetais e os minerais dividem-se em espécies. Não estão individualizados no mesmo sentido em que se encontra o homem. Nos seres humanos há tantas espécies quantos são os indivíduos. Cada pessoa é uma lei em si mesma, inteiramente separada e distinta de qualquer outra. [Ainda que tudo e todos sejam um, isto é, formem uma unidade cósmica.]. Continua Heindel: Isto resulta de existir em cada homem um espírito individual, interno, que dita os pensamentos e as ações de cada ser humano individual, enquanto existe apenas um "Espírito-Grupo", comum a todos os diferentes animais ou plantas da mesma espécie. O "Espírito-Grupo" atua sobre todos eles agindo de fora. Um tigre que perambule nas florestas da Índia tanto quanto um tigre que esteja encerrado em uma jaula de um parque zoológico são ambos expressões do mesmo "Espírito-Grupo". Por isso, explica Heidel: se um animal é ferido, este sofre, mas não tanto quanto o "Espírito-Grupo".

Nenhum comentário: