contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 2 de julho de 2011

poemas.


TODO EM TUDO ÉS TU

Tu és o amparo e o abrigo do meu coração,
tudo o que existe Tu és, todo em tudo és Tu!
Só em Ti achei o meu Amado,
tudo o que existe Tu és, todo em tudo és Tu!
Tu é o que reside em Tuas criaturas;
onde Tu não habitas, não pode haver um coração.
Em cada coração, por certo que a Tua Presença entrou:
tudo o que existe Tu és, todo em tudo és Tu!
Tanto nos homens, como nos anjos triunfantes,
assim nos hindus como nos muçulmanos, Tu estás!
Tua Santa Vontade fez tudo igual a Ti:
tudo o que existe Tu és, todo em tudo és Tu!
Dos templos hindus ou muçulmanos,
perfeitamente pura fez Teu toque cada uma das partes.
Todas as cabeças se inclinam ante Ti com devoção:
tudo o que existe Tu és, todo em tudo és Tu!
Desde os altos céus à estendida terra ante nós,
da vasta terra aos céus, És Tu.
Onde quer que eu ponha os olhos, Tu apareces à minha vista:
tudo o que existe Tu és, todo em tudo és Tu!
Pensando e meditando, vi claramente.
Buscando, não encontrei outro como Tu és -
agora a mente do poeta viu que
tudo o que existe Tu és, todo em tudo és Tu!

Zaffir



ELAHI, ELAHI

Oh meu Deus, meu Deus!
Todas as tristezas do mundo,
quando eu penso em Ti,
tornam-se regozijo.

Oh meu Deus...
Todas as alegrias do mundo,
quando eu não penso em Ti,
são somente orgulho e vaidade.

Oh meu Deus...
Dá-me felicidade nesta terra
na esperança da Ressurreição.

Oh Senhor, intoxica-me com o vinho do amor,
ata-me para sempre com as cadeias do amor,
libera-me de toda auto estima, destrua-me,
traze-me de volta à vida em Teu amor.

Constantemente meu coração arde de amor por Ti,
minha alma, no mais recôndito de meu ser,
comove-se apenas por Ti.
Se mesmo uma planta crescesse em minha sepultura,
cada uma de suas folhas expressaria meu amor por Ti.

Kwadjeh Abdollah ANSARI, trecho do Niyayesh



GHAZAL

Não há dia mais felizes, ricos,
que aqueles acompanhados pelo amor.
Para os amantes o sol nunca se põe,
os portões do anoitecer ficam fechados.

Quando o incenso não queima
ele não exala seu perfume:
apenas os que foram consumidos
pelo amor podem compreender.
Para os demais, não tenho nada a dizer,
eu, que conheço a intoxicação do amor,
eu, que conheço o êxtase do amor.

Quem não consumiu até a última
gota da taça dos amantes,
nada sabe do significado do amor.

Saadi



Foi-te revelado um segredo que por muito tempo te fora escondido;
uma aurora brilhou, da qual eras a obscuridade.
De fato, tu és o véu que esconde a teu próprio coração
o segredo de seu mistério, pois, sem ti, seu selo
não se gravaria em teu coração para escondê-lo.

Se te ausentas de teu coração, Ele nele se instala
e suas tendas se elevam no ápice da santa revelação.
E produz-se um divino colóquio, cuja audição jamais aborrece
e cuja prosa e versos tornam-se ardentemente desejáveis.

Ibn al-Arif, do Mahasin al-Majalis



PERDER SUA CABEÇA

O primeiro passo no amor
é perder sua cabeça.

Após o insignificante ego
você então desiste de sua vida
e suporta a calamidade.

Com isso por detrás de você, prossiga:
Poli, vós, a ferrugem do ego
do espelho do si-mesmo.

Fakhr al-Din Iraqi



de Khaqani Shirwani

É o amor quem fala para você,
chamando-te além dos limites
deste reino criado.

Aquilo que libera você
do seu pequeno si-mesmo,
também é amor.



CARAVANAS INVISÍVEIS

O concerto do amor está chamando,
Mas o flautim não pode ser visto.

Os embriagados estão à vista,
Mas o vinho não pode ser visto.

Centenas de caravanas passaram
Neste mesmo caminho –

Não se surpreenda se
O traço delas não pode ser visto...

Muhammad Shirin Maghribi



AFOGADOS NA SUA ESSÊNCIA

Todos os átomos do mundo
são na verdade espelhos seus,
afogados na sua essência
como gotas no oceano.

Como ondas que se encrespam,
colidindo no vazio,

ele negam-se a si mesmos –
eles oferecem a sua prova.

Walah Daghistani



QUATRO ELEMENTOS

Dentro da sua natureza
está cada elemento,
assim, escute
este sábio conselho:

Você é demônio
e fera selvagem,
e anjo,
e humano –

Qualquer coisa que cultive,
aquilo você será.

Baba Afdal Kashani



CORAÇÕES DE PEDRA

Tristeza para aquele coração
que não pode sensibilizar-se
com a beleza na música!

Jamais desperdice seu tempo
discutindo os meandros do amor
com um coração de pedra.

Estranhos ao amor
não são convidados
para o Concerto Espiritual:

Apenas aqueles que ardem
poderão exalar fumaça.

Saadi



DE VOLTA À VIDA

Quem quer que você abrace,
terá vida para sempre.

Todos aqueles estabelecidos no seu pensamento
habitarão em esferas felizes.

Se você passar por alguém
que caiu ante a espada do amor –
suas pegadas hão de traze-lo
de volta à vida.

Khaju Kirmani

Nenhum comentário: