contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O GÓTICO E O EXPRESSIONISMO

Podemos responsabilizar diretamente a tendência artística do final do século XIX e início do século XX, denominada Expressionismo, como propulsora do estilo Gótico até as últimas décadas do século XX.
No vasto universo das Belas Artes o Expressionismo determinaria a valorização do “eu”, a expressão máxima dos sentimentos; as sensações ou impressões pessoais dos artistas em oposição à rigidez do Racionalismo científico.
Entre os grandes conflitos da primeira metade do século XX, pintores como Picasso e Dalí dariam cor e forma às emoções e reações subjetivas do Caos; às distorções do Capitalismo Imperial e a perspectiva apocalíptica da sociedade de Consumo Bélica. 11
A expressão obscura da vida em sociedade haveria de chegar à música, era apenas uma questão de tempo.
O PÓS-PUNK E AS ORIGENS DO GÓTICO: O PUNK NÃO ACABOU...
Não, o Punk não acabou. Surgiram novos grupos, novos estilos se mesclaram aos estilos anteriores e fizeram surgir outros movimentos com características próprias.
O cenário internacional da música da década perdida ficaria delimitado entre o Punk inglês e o New Wave Norte Americano.
É sobre o influxo da influência Alemã e dos new romantics da década de 80 que surgiria o Gótico. 12
A sonoridade pulsante e anárquica temperada com partículas de música Erudita, mesclada a elementos sombrios de introspecção demarcaria o surgimento de um novo estilo.
Nesta zona de intersecção podemos visualizar bandas como:
Bauhaus; Joy Division; The Cure; Siouxsie and the Banshees; The Cult; The Sisters of Mercy; The Mission; e outras tantas não menos importantes, dando origem ao estilo denominado como Gothic Rock.
A partir do Gothic Rock surgiriam novas bandas e novos estilos como o Eletro-gótico e o Industrial demarcando a influência do gótico na década de 90.

Nenhum comentário: