contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lua dos Frutos Maduros Esturjão - A Estrela 23 de julho - 22 de agosto.


Lua dos Frutos Maduros

Os nascido sob a Lua dos Frutos Maduros, a segunda Lua de Shawnodese, tem o calor da natureza externa do Esturjão. Shawnodese ajuda-os a ter confiança na qualidade da energia dentro deles. Eles precisam aprender confiar mais em um nível mais profundo, antes que eles possam aceitar o outro presente de Shawnodese que é o crescimento. Esta é a Lua da abertura, quando todos os Filhos da Mãe Terra estão se abrindo completamente ao Pai Sol.

Totem Animal - Esturjão

O animal dos nascido durante a Lua dos Frutos Maduros é o Esturjão, o rei dos peixes. O Esturjão é um peixe velho e primitivo que provavelmente existi na terra desde a época em que os dinossauros desapareceram. Eles são cobertos por escamas ósseas que se parecem com armadura e podem alcançar até três metros e meio de comprimento.
Esturjões eram considerados os reis dos peixes entre os Nativos Americanos que habitaram a Grande Região dos Lagos. Foi o Esturjão que deu sua própria vida para salvar Hiawatha numa briga e foi imortalizado em verso por seus esforços, coragem e coração forte por Longfellow na Canção de Hiawatha. Todas as pessoas Nativas tiveram e tem muito respeito a este peixe. Na nação do Ojibwa há um Clã do Esturjão. Para os Ojibwa o Esturjão representam profundidade e força.
Tal como o seu totem animal, as pessoas da Lua dos Frutos Maduros tendem a ser o rei em qualquer água que habitem. Elas vêm com naturalidade esta posição por causa da grande quantidade de energia primitiva que transpassa por elas. Sua força interna e habilidades de clarividência lhes ajudam ,a saber, o que os outros precisam e o que é bom para elas. Porém, precisam estar de olhos abertos contra uma tendência natural de parecer arrogante e ser muito dominante, podem gostar do poder e querer manter-se acima dos outros de maneira ditatorial. Normalmente podem se proteger de manipulações de poder, procurando estarem seguras e desenvolverem seu lado psíquico.
Durante os anos de sua vida, tal como o Esturjão, elas podem manter sua força e vitalidade sexual ativa até sua "passagem". Mas esta vitalidade pode dissipar suas energias vitais, caso usem sua sexualidade incorretamente. Esta é uma lição crucial para pessoas do signo de Esturjão, porque freqüentemente, elas tendem a confundir sua energia vital com sua energia sexual e o abuso de ambos culminará em períodos freqüentes de comportamento irregular e destrutivo.

Planta Totem - Framboesa

A Framboesa é uma fruta suculenta. Suas folhas, raízes e frutas são consideradas medicinais. A framboesa ajuda a se separar e expelir pedras dos rins. Também são consideradas ótimas diuréticos.
Sua raiz é adstringente e tem algumas propriedades antibióticas e curativas. É usada para gargarejo quando temos a garganta dolorida, e é aplicado o chá, como uma compressa, em cortes e feridas sanguinolentas. Um chá feito das suas folhas pode curar a diarréia, especialmente em crianças. Quando bebido por mulheres grávidas, é dito que fortalece o útero, ajudando a realizar um parto mais fácil.

Totem Mineral - Granada e Hematita (Ferro)

O vermelho é a cor das pessoas do signo do Esturjão, esta é também a cor da Granada que é freqüentemente associado com esta Lua. Por causa de sua cor, a Granada vermelha, como a Cornalina, é associada ao coração e ao sangue. Usada como um cataplasma, agem como um estimulante ao coração. Também se acredita que a Granada adverte seu possuidor do perigo e assegura uma boa vida. Outros povos acreditam que uma bala de Granada sempre penetra o coração de um inimigo. Também se acredita que a Granada tem poder para equilibrar a energia sexual.
O outro mineral para pessoas do signo do Esturjão é a Hematita. É o mineral que traz uma nova cultura e idade tecnológica, dando-lhes novas ferramentas que freqüentemente destroem sua cultura e tradições antigas. O Ferro é o íon central na molécula de hemoglobina na qual o corpo humano depende para sobrevivência.
Pessoas do signo do Esturjão tendem a ser as pessoas intuitivas e perceptivas que normalmente têm clarividência ativa ou latente. Estes talentos alertam freqüentemente a elas sobre o perigo que poderá acontecer a elas ou aqueles que estão perto delas. Por causa da sua percepção e sensibilidade, estes povos têm a habilidade para fazer e dizer coisas que podem penetrar diretamente ao coração dos seus amigos e inimigos. Pessoas do signo do Esturjão fazem amigos e inimigos poderosos.
Se elas estão fora de equilíbrio, usam seu próprio poder contra si, ficando muito impulsivas e inconstantes, além de terem um ataque de fúria, o que certamente têm um efeito negativo para seus corações e sua circulação. Quando isto acontece, elas são presas de uma variedade de doenças que mais adiante venham a ocorrer devido suas ações irregulares tais como problemas cardíacos, circulatórios, nervosos, sexuais e digestivos.
Pessoas desta Lua, como os seus totens minerais, são pessoas úteis em uma variedade de coisa. Elas irão literalmente aonde anjos vão. Se você tem uma tarefa difícil, um trabalho impossível, que ninguém quer aceitar, encontre uma pessoa de Esturjão. E pode ter certeza que elas acreditam em tudo que estão fazendo, e você pode assegurar-se que elas farão isto muito bem.

Cor - Vermelho

A cor das pessoas do signo do Esturjão é o vermelho como falamos anteriormente. A cor vermelha significa a energia física, o poder natural, a abundância de força vital. Esta cor também pode representar um lado negativo quando mal empregada, a impulsividade, agressividade, arrogância, espírito dominador, vingativo, sexualidade descontrolada, o orgulho, a cobiça e o egoísmo fluem naqueles que se encontram menos evoluídos.

Sendo do Clã do Pássaro Trovão somado ao calor do Esturjão eles preocupam-se com a natureza que eles mostram freqüentemente para o mundo. Este clã aumenta a sua energia.
Quando as pessoas de outros totens atravessam a Lua dos Frutos Maduros, elas podem aprender sobre os poderes vitais que passam por elas neste momento. Elas podem aprender a aprofundar-se na sua própria coragem e força, e podem experimentar serem líderes no projeto no qual estão envolvidas naquele momento. Elas também podem usar este período nesta posição, para equilibrar suas próprias naturezas sexuais e a energias primitiva que podem passar por elas.
Pessoas do signo do Esturjão tem nas Lontras, seu par ideal e são facilmente compatíveis com o Falcão Vermelho e o Alce, e com o Clã da Borboleta - o Cervo, o Corvo e a Lontra que já citamos acima.

Nenhum comentário: