contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ZEM E WICCA:


Pontos em Comum
O Japão tornou-se mestre em aperfeiçoar os produtos de outros países e sua cultura virou referência
Na segunda metade do século XX, um país formado por um conjunto de ilhas foi derrotado na Segunda Grande Guerra. Esse país, como o pássaro de fogo Fênix, renasceu das cinzas e tornou-se uma potência econômica. Quase tudo desse país foi importado da China. Mas o Japão tornou-se um mestre em aperfeiçoar os produtos oriundos de outros países.
A cultura japonesa tornou-se referência no Ocidente. Hoje em dia, os mangás e os animés sobrepujam outras criações do gênero..
O Zen, embora muita gente desconheça o verdadeiro sentido, tornou-se popular no Ocidente.
Na verdade, o Zen veio da raiz Chan, de origem chinesa. O Chan nasceu do budismo e do confucionismo. Ao ser levado para o Japão, foi acrescentado o xintoísmo.
Com o xintoísmo foi denominado Zen e adotado pela classe guerreira, os samurais. Do Zen, originou-se o Bushidô, o Caminho do Guerreiro.
O budismo contribuiu com o não temor pela morte, por causa da sua crença em reencarnação – a idéia de renascer tornou o samurai imortal. O budismo ensinou também a meditar para conhecer a si mesmo. O samurai utilizava a meditação para livrar-se do medo, da insegurança e dos erros.
O xintoísmo trouxe ao Zen a lealdade e o patriotismo, incluindo a veneração pelos antepassados.
O confucionismo proporcionou suas crenças nas relações com o mundo humano, seu relacionamento e sua família.
O verdadeiro sentido do Zen, no entanto, nos tempos atuais, é a vida, saber viver. O homem não precisa mais do que pode consumir. Viver plenamente o momento presente, porque o futuro ainda não existe e lamentar o passado é sofrer outra vez. O homem precisa viver em harmonia com a natureza.
Neste ponto, Zen e Wicca chegam ao denominador comum.Minami.K.

Nenhum comentário: