contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Filosofia.


A filosofia Hermética é complexa e cheia de camadas. Na essência, os Herméticos professam a direção à perfeição. Esta direção manifesta-se através de testes, experiências, autoconhecimento, e a reunião de padrões fragmentados como línguas diferentes ou enigmas matemáticos. Idealmente, cada indivíduo tem uma Palavra, um imperativo divino que conduz as revelações da figura. Explorando os limites dessa Palavra e todos os seus significados, o indivíduo chega à sua natureza interior, e depois além. Cada passo no processo é um desafio que requer um salto de percepção, mas que também abre o caminho para a próxima trilha. Eventualmente, o humano avança o suficiente para se tornar algo cósmicamente divino.

Falhas
Embora a Ordem tenha grande unidade e corpo de conhecimento, seu faccionalismo e seu orgulho servem como cunhas contra a iluminação. A história Hermética é cheia de decisões feitas por razões de ego, por ganhos políticos ou pela crença Hermética de que seus estudos elevam-nos além das questões das outras Tradições. Cada mago Hermético passa através dos fogos da inquisição para atingir o conhecimento, e essa sabedoria ganha com esforço é guardada invejosamente e tratada como uma gema de verdade. Quando estas ideologias entram em conflito, não há espaço para entrega.
No passado, a Ordem lutou amargamente por maior reconhecimento no Conselho das Tradições, citando suas várias contribuições e seu próprio talento místico. Internamente, as Casas lutaram umas contra as outras por recursos, estudantes, ou até por pontos de teoria mágica. Independente da invenção do certame para amenizar os rancores não fatalmente, os feiticeiros contestavam e matavam uns aos outros quando suas energias podiam ser usadas na busca de Ascensão ou em batalhas contra os inimigos da Tradição. A Ordem também encobriu atrocidades e problemas somente para guardá-los como uma alavanca secreta nas maquinações políticas, e tentou forçar as outras Tradições a concordarem com seus próprios pontos de vista. Nenhum desses atos encarece a Ordem para os outros magos.
Internamente, a Ordem geralmente limita seus próprios membros devido à astúcia política deles. Se um Mestre quer um que um rumo em particular de uma ação seja tomado ou evitado, que um Talismã mude de dono ou que uma Capela seja elevada ou rebaixada, os destinos de outros magos podem depender se eles estão do lado dele ou não. Um Discípulo bem intencionado pode se encontrar censurado com um pouco mais do que apenas conselhos úteis; e o treinamento pode ser muito difícil de ser obtido sem promessas de um pagamento posterior em sa (essencialmente, favores). Muitos Herméticos acabam ficando tão consumidos com suas próprias agendas políticas e buscas pessoais que eles perdem de vista o progresso para a Ascensão e auto-aperfeiçoamento, ao invés disso eles lutam uma guerra política que os mastiga e depois cospe fora. Com a destruição de grande parte do alto escalão da estrutura Hermética, esta tendência pode mudar — ou o sangue novo pode simplesmente se tornar uma outra velha guarda.

Teorias e Práticas
A Ordem treina seus membros estilisticamente de acordo com a Casa, mas o treinamento moderno tende a ser um pouco eclético e baseado em assuntos de sobrevivência. A teoria Hermética determina que todo indivíduo tem a centelha da divindade e o potencial para auto-aperfeiçoamento, mas poucos percebem ou estão preparados para isso. Desse modo, é importante separar o joio das estrelas brilhantes. Deixe os não-Despertos seguirem suas vidas banais, e concentre a atenção verdadeira e continue aprendendo com aqueles que podem usá-la.
Muito preocupada com simbologia, a magia Hermética invoca nomes angelicais para abrir os portões da Criação, geralmente através da língua secreta do Enoquiano. Com esta língua dos anjos, o Hermético pode liberar sons e vibrações que ressoam com os elementos chaves da Tellurian, e impõe sua vontade sobre ela. Outras ferramentas Herméticas incluem espadas, varinhas e cajados, os instrumentos tradicionais para representar violência e poder, como também círculos, triângulos, e outros símbolos geométricos, que podem representar direção, medida ou confinamento com sua pureza simples e precisão matemática. Alguma magia espiritual também conta com pactos antigos feitos no passado. Assim como os magos Herméticos são encontrados trocando favores uns com os outros, eles geralmente fazem barganhas com espíritos em troca de abrigo ou ajuda, invocando aqueles espíritos mais tarde com símbolos ou objetos especiais. Alguns símbolos como o Selo de Salomão são até mesmo considerados como investidos com poder perpétuo ou como descoberta divina de chaves universais, então eles podem ser usados para se realizar encantamentos novamente.
Os magos Herméticos se reúnem e estudam em Capelas, como os outros magos, mas eles são dignos de atenção por terem sido os pioneiros da idéia entre as Tradições. A maioria dos Herméticos tem uma vida dupla: uma Palavra Hermética e um nome de ofício, e uma identidade mundana. Além do mais, independente da necessidade de dominar múltiplas línguas, esoterismos matemáticos e tomos de simbologia, os magos Herméticos também devem estar aptos a sobreviver na sociedade mortal, especialmente com o mundo espiritual perigoso para entrar. Por este motivo, os magos Herméticos mantém sua afiliação um tipo de aliança secreta muito parecida com as sociedades mais conhecidas dos Maçons e Rosacruzes.
Esfera de Especialidade: Forças
Focos Comuns: cantar em Enoquiano e outras línguas obscuras, pentagramas e círculos, Selos de Salomão, números específicos, cajados e varinhas, espadas.
Conceitos: Arcanista, homem de negócios, diplomata, oficial Federal, historiador, lingüista, político.
Citação: Nosso é o travão, a palavra e a inspiração. Assim que todos os humanos elevarem-se à perfeição, assim também nossa Ordem elevar-se-á a gloria!

Estereótipos
Irmandade de Akasha: Embora eles e nós busquemos perfeição, eles não possuem os sinais e ferramentas que apontam o caminho.

Coro Celestial: Suas fogueiras nos queimaram uma vez, mas nossas buscas superaram a simples confiança em uma divindade exterior.

Culto do Êxtase: Sem foco ou disciplina, eles são apenas crianças na Arte.

Oradores dos Sonhos: Nós comandamos a aliança dos espíritos; nós não nos curvamos às vontades deles.

Eutanatos: Simples assassinos cujos trabalhos destroem o poder sagrado da magia.

Filhos do Éter: Há magia em seus brinquedos, assim como nos nossos artefatos de antigamente, mas nós devemos ir além do material.

Verbena: Bruxos limitados e mulheres herboristas.

Adeptos da Virtualidade: Tão pertos de descobrirem a magia dos padrões, tão longe de fazerem alguma coisa com isso.

Vazios: Este é o resultado de magos sem mentores verdadeiros.
Do Livro Mage: The Ascension

Nenhum comentário: