contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Umbra, seus mistérios e seus habitantes.

s
Umbra. Para os Garou, o Solo Sagrado onde a Mãe Gaia reside, o Mundo onde seus Totens Espirituais podem ser acessados mais facilmente, o local onde as mais terríveis e importantes batalhas contra a Wyrm ocorrem. É também onde a Wyrm possui seus campos mais poderosos, em cantos da Umbra cujo nome já faz tremer até mesmo o mais venerável Ancião.

Mas a Umbra é muito mais que um refúgio para os Espíritos e para os Garou em perigo: ela é a "cola" que mantém os títulos da Série Storyteller unidos, como Mago: A Ascensão e Wraith: The Oblivion. Há um suplemento que detalha um pouco mais o Mundo Espiritual (Umbra: The Velvet Shadow, sem tradução para o português), mas além disto, nada mais é sabido sobre o lugar mais importante de todo o Mundo das Trevas. Um local tão importante não pode ser mal detalhado, ou a sua crônica é que vai sofrer as conseqüências... Se você buscava informações sobre a Umbra, achou o lugar certo...

Atenção: este artigo agrupa as informações sobre a Umbra encontradas nos livros Lobisomem: O Apocalipse e Mago: A Ascensão, e algum material inédito. Ele deve ser utilizado pelo Narrador como um guia de referência em crônicas passadas no Mundo Espiritual.

As várias partes da Umbra

A Umbra recobre o plano físico, e está eternamente separada deste pela barreira denominada Película. A Umbra possui partes distintas, como a Penumbra, a Umbra Rasa, a Umbra Média, a Umbra Profunda e a Umbra Baixa. Nesta parte do artigo, discutiremos um pouco sobre a geografia da Umbra, o que facilita um bocado para aqueles que não entenderam direito a "mecânica" do Mundo Espiritual, ou aqueles que não possuem o livro Mago: A Ascensão, que divide de uma forma mais simples este plano.

* Película:

A Película é a barreira que separa o mundo físico do mundo espiritual, gerada em tempos anteriores à humanidade ou aos Garou. Esta barreira solidifica-se cada dia mais, o que significaria uma grande vitória da Wyrm e da Tecnocracia sobre os Garou e as Tradições. A Película é cercada pela Periferia, uma zona entre o mundo cotidiano e os locais místicos, normalmente locais com a menor dificuldade de transição para a Umbra.

* Umbra Rasa:

A Umbra Rasa é a região mais facilmente atingida pelos Garou e Despertos, e a que mais será utilizada em sua crônica, com certeza. Aqui encontra-se a Penumbra, a zona onde o mundo físico é refletido conforme a "aura" de objetos e pessoas (e onde o Narrador deve caprichar em suas descrições de como a cidade é contaminação da Wyrm...). Os Domínios são pedaços da Penumbra tomados por conceitos em especial, especialmente causados por fortes emanações vindas do mundo físico. Um local onde situa-se uma igreja é um solo sereno e calmo, enquanto um depósito de lixo refletirá a decadência que representa na Terra. Alguns Reinos podem ser encontrados nesta parte da Umbra, mas eles são mais fracos que seus semelhantes na Umbra Média ou Profunda.

* Umbra Média:

A Umbra Média é o local onde situam-se os 13 Reinos Próximos, e não na Umbra Rasa. Estes locais, desde domínios cobertos pela influência da Wyrm ou da Weaver até paraísos onde a Wyld reina absoluta, são melhor descritos no livro básico de Lobisomem.

* Umbra Baixa:

Este é o reino dos mortos, onde está situado o Underworld (Submundo) dos Wraiths, os espíritos atormentados do Mundo das Trevas. É um lugar evitado pelos Garou, já que uma visita a este território pode significar uma passagem apenas de ida para a morte...

* Umbra Profunda:

Na Umbra Profunda reside a Tríade: Wyld, Weaver e Wyrm, em seu ciclo caótico, e cada qual em seu domínio. Desta parte da Umbra vazam as influências de cada membro da Tríade para o resto da Umbra e para o mundo físico. Na Umbra Profunda também encontra-se o "Mundo das Idéias", onde todos os conceitos, projetos, equações e sonhos estão (para mais detalhes, procure entender a filosofia de Platão, de onde estas idéias certamente foram retiradas.Wikepédia

Nenhum comentário: