contos sol e lua

contos sol e lua

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Livro dos Magos - De Merlin a Harry Potter.


Tim Dedopulos.
Quem não gostaria de resolver problemas, dos mais complicados aos simples, num piscar de olhos? Se fosse dada a opção, até mesmo os céticos gostariam de possuir poderes mágicos. O "Livro dos Magos - De Merlin a Harry Potter", de Tim Dedopulos, traz informações preciosas sobre essa figura que está longe de ser apenas um senhor de chapéu pontudo e manto bordado.
Já no início o autor se preocupa em diferenciar magos de bruxas, xamãs e outros seres dotados de poderes mágicos. Segundo Dedopulos, a diferença está na forma com que a magia é usada. Os magos se valem de encatamentos, gestos, rituais, ferramentas e adivinhações para modificar a realidade ao seu redor sem usar os processos naturais. Já as bruxas trabalham com o relacionamento que travam através de rituais com a natureza e com os espíritos da terra, geralmente em rituais que exigem a participação de mais de uma pessoa.
Depois de esclarecer as dúvidas sobre os tipos de magos, o livro passa a apresentar os personagens mágicos, magos nascidos em livros e lendas e que se tornaram mundialmente famosos. É claro que a lista começa com Harry Potter, o menino mago criado por J.K. Rowling. O livro dá uma biografia do mago, uma descrição de seu mundo, os tipos de magia que usa e uma ficha com altura, idade, descrição, habilidades e outras características.
Gandalf, de "O Senhor dos Anéis" é o segundo da lista. O livro traz ilustrações belíssimas do mago e de outras criações de JRR Tolkien. Segundo o autor, Gandalf é um mago arquetípico, já que a trilogia criou o gênero fantasia na literatura. Outros magos citados são Yoda, da série de filmes "Guerra nas Estrelas", Rincewind, da série de livros "Discworld", do escritor britânico Terry Pratchett, o Mágico de Oz, criado por L. Frank Baum, Abdul Al-hazred, do ciclo de histórias "Mitos de Cthulhu", de H.P. Lovecraft, o Aprendiz de Feiticeiro, que aparece no desenho "Fantasia", da Disney, e outros que receberam menções honrosas, como Tim, o Encantador, do filme "O Cálice Sagrado", do sexteto Monty Python.
O terceiro capítulo do livro é dedicado aos magos míticos, cuja galeria começa com o mago Merlin, conselheiro do Rei Arthur. Ele é seguido pelo galês Taliesin, pelo Imperador Amarelo, criador tradicional da religião taoísta na China e por Circe, a feiticeira grega que tentou atrapalhar Ulisses em sua jornada.
Os magos do mundo real têm o seu espaço reservado no livro. John Dee, o verdadeiro "007", já que era assim que ele assinava os relatórios de espionagem que entregava para a rainha Elizabeth I, é o primeiro, seguido dos cavaleiros templários, alquimistas, e menções honrosas para Aleister Crowley e Nostradamus.
O capítulo cinco apresenta aos curiosos as ferramentas e instalações mais "populares" entre os magos. Além de trajes, varinhas e caldeirões, o livro apresenta uma lista de armas rituais, espaços sagrados e conta o que não pode faltar em laboratórios e bibliotecas de magia.
Já que magos raramente conseguem se relacionar com os "reles mortais", que muitas vezes os temem, as sociedades mágicas são os principais espaços para o aprendizado das artes mágicas e para a troca entre outros magos. Tim Dedopulos descreve os Istari, a irmandade de magos da obra "O Senhor dos Anéis". A Escola de Hogwarts e suas quatro casas (Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina), e o conselho Jedi.
É sabido que nem todos os magos sabem usar com sabedoria o poder que possuem. Dentre os feiticeiros que não conseguiram controlar sua ambição estão Darth Vader, dos filmes "Guerra nas Estrelas", Lord Voldemort, o arquiinimigo de Harry Potter, Morgana Le Fay, inimiga do Rei Arthur (para tristeza dos fãs da série "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley) e menções densonrosas para Saruman, o Branco, de "O Senhor dos Anéis" e o Barão von Frankenstein.
Finalmente, para quem ainda não esta saciado, o autor listou uma biblioteca mágica, que além dos óbvios "O Senhor dos Anéis" e da série "Harry Potter", tem um livro de nosso mago brasileiro, "O Diário de um Mago" de Paulo Coelho. As belíssimas ilustrações e a bela encadernação tornam o "Livro dos Magos" um ótimo presente para qualquer aprendiz de feiticeiro.

Nenhum comentário: