contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Todas as Idades da Vida - continuação.

Saturno é o mestre do tempo, do carma, dos limites e das estruturas. Sua lenta passagem pelas casas do nosso mapa astrológico define os grandes temas das diversas fases da nossa existência. A primeira volta de Saturno causa uma avaliação geral das ações feitas até o momento e, muitas vezes, há mudanças radicais na vida. É como se a pessoa encontrasse seu rumo e seu destino. O que houver de falso ou ilusório cai como um castelo de cartas, porque Saturno exige situações bem definidas. Gautama Buda descobriu aos 29 anos a existência do sofrimento e da morte. Ele abandonou imediatamente o mundo e se refugiou na meditação.
Dos 28 aos 35 anos – O rumo geral afigura-se claro e a alma elimina grande parte das distrações que a faziam perder tempo. Surgem possibilidades ilimitadas e se abre a fase das grandes realizações, mas não faltam obstáculos e crises. Além disso, ainda não há a paciência que a idade madura nos traz. O Novo Testamento conta que Jesus morreu aos 33 anos.
Dos 35 aos 42 anos – O indivíduo percebe os limites do seu corpo e sente os primeiros efeitos do envelhecimento físico. Ele ainda pode ter muitos anos de vida ativa, mas para isso terá de manter hábitos pessoais que fortaleçam a saúde. A chamada “crise dos 40 anos” força-o a colocar a sabedoria acima da força. Ele identifica com mais clareza o que pode e o que não pode realizar. Reduz suas ambições externas, aprende a atuar seletivamente e aproveita melhor as oportunidades. É mais realista e tem mais capacidade de concentração. O êxito, profissional e social, se amplia.
Mais experiente, dos 49 aos 56 anos o homem está no auge da sua capacidade de trabalho.
Dos 42 aos 49 anos – A transição para a meia-idade é concluída. Acentua-se a necessidade de usar mais talento para compensar a perda da vitalidade física. As emoções negativas, que nunca foram recomendáveis, agora já não podem ser toleradas porque passam a ter efeitos diretos sobre a saúde. Há um sentido maior de urgência no viver. Ainda se tem saúde, ainda se pode recomeçar a vida, mas não há mais tempo a perder. O final dessa fase traz uma grande tranqüilidade a algumas pessoas, quando percebem que já cumpriram certos deveres básicos na vida. Essa percepção afasta o medo e dá tranqüilidade para viver o futuro. Em muitos casos, os filhos foram criados e a situação econômica está consolidada. A alma se volta para aproveitar melhor a vida. Ama mais profundamente, dá menos atenção a formalidades e vai direto ao que interessa. Pela posição de Saturno em trânsito, a partir dos 47 anos e até os 54 há um período de novo ânimo e grande poder de iniciativa e realização. É quase uma segunda adolescência, e os temas da juventude que ainda não foram bem resolvidos podem ser retomados agora em um esforço profundo de compensação.
Dos 49 aos 56 anos – A alma já tem uma grande quantidade de experiência de vida e ainda está no auge da capacidade de trabalho. Embora seu corpo físico continue envelhecendo e requeira cautela crescente no seu manejo, a verdade é que a capacidade de trabalho intelectual está no ponto mais alto. Ao mesmo tempo, é cada dia mais importante cortar formas de desperdício da energia vital e adequar a alimentação e outros hábitos pessoais para que haja menos desgaste da saúde. É aconselhável ler, escutar música, meditar, refletir sobre a vida e participar de trabalhos voluntários.
A volta à simplicidade preparará uma velhice feliz, fator importante para que a vida após a morte e as próximas vidas sejam mais agradáveis. Os anos da velhice podem ser mais dourados que os da juventude, e poucos velhos gostariam, de fato, de voltar à situação de 20 anos atrás, porque sentem que a sabedoria e a experiência adquiridas são o seu bem mais precioso.

Nenhum comentário: