contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Todas as Idades da Vida - continuação.

O final da adolescência marca as primeiras atitudes importantes da vida, como a entrada no mercado de trabalho.
Do ponto de vista interno, uma vida humana se divide em períodos setenários. A ciência informa que, a cada sete anos, se renovam completamente as células do nosso corpo. O carma pessoal também se reorganiza nesse prazo. Assim, as diferentes fases da vida têm suas próprias lições. Embora a vida de cada um seja um processo único, há algumas tendências gerais, válidas para todos, que facilitam a nossa compreensão da vida como uma obra de arte:
De 0 a 7 anos – Aprendemos aqui a lidar com o mundo físico. Entramos para a escola e passamos pela alfabetização. A casca psicológica do eu, feita de hábitos e tendências, começa a se consolidar, mas ainda permanece aberta a muitas influências. Daí a necessidade de proteção, de estabilidade e de estímulos positivos que despertem nela a autoconfiança e a percepção do seu próprio potencial para o bem.
Nesta etapa também é muito freqüente que tenhamos percepções fundamentais sobre a meta da nossa vida. Então surge a “lenda pessoal”, cuja base, na verdade, é a experiência acumulada de vidas anteriores. O escritor gaúcho Érico Veríssimo confessou, na idade madura, que o rumo da sua vida foi determinado por decisões internas que tomou quando tinha 4 ou 5 anos de idade.
Em qualquer etapa da vida, podemos recuperar e reforçar a visão da nossa intenção original, percebida na infância. A criança que fomos estará presente em nosso mundo psicológico enquanto vivermos. É recomendável verificar, de tempos em tempos, se somos leais ao propósito glorioso que ela definiu para nossa existência.
Dos 7 aos 14 anos – Nossa identificação com o mundo externo cresce e somos envolvidos por uma malha fina de exigências sociais. O período culmina com a entrada na adolescência e o começo de uma grande transição física e emocional em direção à vida adulta. A alma imortal já não fala com tanta facilidade como antes com a casca externa, que agora está preocupada em navegar em um mar agitado de deveres e de emoções.
É um dever dos adultos dar estabilidade emocional e estímulos positivos a cada criança. Porém, algumas almas nascem em situações tempestuosas. A poetisa brasileira Cecília Meireles, por exemplo, perdeu os pais antes dos 4 anos de idade. Para evitar mais perdas, ela fugiu do que é transitório e dedicou sua vida a assuntos imortais, usando a literatura como refúgio e como instrumento.
Dos 14 aos 21 anos – A maioridade é alcançada. Ocorrem agora as primeiras paixões, o primeiro emprego – o primeiro desemprego – e, muitas vezes, o casamento e filhos. Também há almas que embarcam em sonhos mais amplos e aventuras impessoais como um ideal revolucionário, a decisão de viajar pelo mundo, uma busca mística ou a atividade literária. É nessa etapa que a pessoa faz suas revoluções pessoais e se projeta para o futuro. É claro que nem sempre há uma grande dose de acerto em tais tentativas. Mas, havendo boa intenção, os equívocos não serão muito graves. Mais tarde virá a sabedoria da experiência.
Dos 21 aos 28 anos – Um poderoso impulso profissional desponta. A pessoa se estabelece e contrai compromissos que podem durar pelo resto da vida. Do ponto de vista astrológico, há um evento decisivo entre 27 e 29 anos. O planeta Saturno completa uma volta no mapa astral e passa novamente pelo local do céu em que estava no momento em que a pessoa nasceu.

Nenhum comentário: