contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BELTANE.


Grande Sabá celebrado no dia 31 de outubro, marca a entrada do Deus Cernunnos na fase adulta, transformando-se num verdadeiro homem que deseja ardentemente a Deusa, simbolizando toda a energia viril e a potência masculina da natureza. Beltane ou Bealtaine, significa literalmente "fogo brilhante", homenagem ao Deus Belenos.
Este ritual é o oposto a Samhain, os dois maioresBeltane Festivais do Fogo da tradição celta, indicando o início do verão e o final do inverno. É o casamento sagrado da Deusa e do Deus, a união entre o Céu e a Terra. As Fogueiras de Beltane com às 13 madeiras sagradas e o Mastro de Maio (May Pole), são atividades que simbolizam toda a abundância e a prosperidade da terra.
A Deusa e o Deus alcançam o auge da sua vitalidade e vigor. O calor do Sol e a exuberância da natureza representam a sua paixão, culminando na união sagrada da Deusa da Terra e do Deus da Vegetação, personificados nas figuras do Homem-Verde e da Rainha do Verão.
Casais costumam pular uma fogueira para atrair a boa sorte, fertilidade e abundância. Época excelente para fazer encantamentos de cura, amor e prosperidade, além de celebrar novas uniões. Handfasting é o compromisso tradicional pagão, que dura um ano e um dia, podendo ou não, ao término deste período, ser confirmado.
Ritual muito alegre celebrado com danças e músicas.

Nenhum comentário: