contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

EQUINÓCIO CELTA.


Os Celtas, povo que praticava a magia 4 mil anos antes do nascimento de Cristo, faziam grandes celebrações em homenagem à Natureza, pois sabiam que sua força energética favorecia a realização dos pedidos. Os rituais eram feitos todos os meses, nas noites de lua cheia, período lunar que fortalece o poder da mente. Além desses eventos, eram realizados em datas específicas oito festivais mágicos chamados Sabbats. São eles: Samhain, Solstício de Verão, Imbolc, Equinócio de Outono, Beltame, Solstício de Inverno, Lunasa, Equinócio de Primavera. Para que os Sabbats ganhassem um sabor especial, essa civilização antiga preparava bolos, pães e sucos para cada comemoração. Por isso, além de descrever os rituais, explicar sua finalidades e dizer quando celebrá-los, ensinarei as receitas que os complementam. Faça os Sabbats com carinho e atenção e, a cada ritual, você estará renovando sua energia e atraindo harmonia e bem-estar para o ano inteiro.
Solstício de Verão Celebrado quando o Sol entra no signo de Capricórnio, em 22 de dezembro, este ritual comemora o dia mais longo do ano( para nós portugueses o mais pequeno). É motivo de alegria e festa, de agradecer as energias do Verão que se inicia. O momento também favorece o armazenamento de forças para o Outono. RITUAL
- Use uma roupa bem alegre, com cores vivas, dê preferência amarelo, azul ou verde.
- Separe: quatro velas (1 verde, 1 azul, 1 vermelha e 1 amarela); um punhado de sal; 1 vareta de incenso de sua preferência, a fruta e a flor que regem Saturno* (abacaxi e folhas de cipreste); suco de abacaxi e um pedaço de bolo de especiarias.
- Monte um pequeno altar: pode ser uma mesinha de centro com uma toalha branca por cima. Coloque todos os objetos relacionados em cima do altar.

Reverencie os elementos:
TERRA: acenda a vela verde, ofereça o bolo de especiarias ao altar, coma um pedaço e espalhe um pouco de sal pelo altar; avalie seu progresso material.
ÁGUA: acenda a vela azul, ofereça o suco ao altar e tome um pouco; reflita sobre suas dificuldades emocioanais e como conseguiu superá-las.
AR: acenda a vela amarela, incense o ambiente com o aroma dele, ofereça o abacaxi (se quiser coma um pouco); agradeça por ter enfrentado os momentos críticos com calma.
FOGO: acenda a vela vermelha e ofereça as folhas de cipreste ao altar; pense na sua saúde e na de seus familiares.
Pronto. Agora feche o ritual com a oração de sua preferência.
Deixe as velas e o incenso queimando em cima do altar, retire o bolo, o suco e o abacaxi,oferecendo às pessoas que você mais gosta.

Nenhum comentário: