contos sol e lua

contos sol e lua

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

LENDA DE OSÍRIS[O SOL]ÍSIS[A LUA]


Também deve ser considerada como a precursora da lenda do artífice Hiram Abi, ensinada no terceiro grau maçônico. De acordo com a lenda egípcia --- em rápidas pinceladas --- Osíris, morto por seu irmão Seti, teve o seu corpo encontrado por Ísis, que o escondeu. Seti, ou Tifão, encontrando corpo, esquartejou-o e o dividiu em quatorze pedaços, que foram espalhados pelo Egito.
O corpo, todavia, foi reconstituído por Ísis e, redivivo, passou a reinar, tronando-se o deus e o juiz do reino dos mortos, enquanto seu filho Hórus lutava com Seti e o abatia. Essa lenda, inclusive, não é totalmente egípcia, pois, com pequenas variações, fazia parte do patrimônio místico de todos os povos da Antigüidade, como um mito solar ; na realidade, Osíris (o Sol), é morto por Seti (as trevas) no 17º dia do mês egípcio Hator, que marca o início do inverno; e revive no início do verão.
Se fala muito na influencia que a Maçonaria recebeu do Egito, mas, de alguma forma, tenta-se sucumbir a influencia dessa cultura na nossa Umbanda, pois a cultura Negra que tem como fundadores os que vieram como escravos na epoca da colonização chama a atenção mais para outros paises do Continente Africano e se esquece do Egito como berço do esoterismo, culto aos ancestrais e rituillistica Sagrada. Mas, ao investigar profundamente o Esoterismo Antigo, chega-se com facilidade a uma importancia muito grande dessa cultura egipcia em toda busca espiritual de todas as raças. Porém indo mais e mais fundo na historia, vai se perceber heranças vindas de povos mais antigos, só que indo ainda mais longe, creio que esses povoa mais antigos, herdou também de um outro povo que é Ancestral do Egito Antigo. Portanto, só retornando as Tradições aos egipcios em determinada época, que logo depois, se tratou de estragar pElo uso erroneo da magia.

Um comentário:

Anônimo disse...

muy buen blog !!! saludos desde argentina.