sábado, 12 de setembro de 2009

ARIANRHOD.

Arianrhod é a guardiã da "Roda de Prata", ou "Disco de Prata", que é uma roda de prata com oito raios que representam a roda das estrelas. "Arian" significa "prata" e "rhod" significa roda ou disco.
Considerada uma bruxa do Amor e da Sabedoria, ela representa os elementos Ar e Água. É igualmente bruxa da reencarnação, do tempo cósmico, do carma, da Lua Cheia dos namorados e a Grande Mãe Frutuosa. Irmã de Gwydion, Gobannon e Amaethon. Gwydion, das artes, da eloqüência e magia, um mestre da ilusão e da fantasia, um auxiliar da espécie humana, um príncipe dos poderes do ar, que como mago, pode transmutar de forma.
Essa bruxa gaulesa é a figura primal de poder e autoridade feminina, considerada a bruxa dos Ancestrais Celtas.
Vive em um reino estelar, Caer Arianrhod, na constelação Corona Borealis, onde fica seu palácio, com suas sacerdotisas e de lá decide o destino dos mortos, carregando-os para a Lua ou para a sua constelação. A bruxa portanto, doadora de vida e administradora da morte.
A Arianrhod é atribuído os poderes da coruja, que através de seus olhos vê o subconsciente da alma humana. A coruja é um pássaro noturno que simboliza a morte, renovação, sabedoria, a magia da lua e as iniciações.

BANBA, FOTLA e ERIU
ERUI, é a mais antiga bruxa da Terra que representa a Irlanda é uma Rainha dos Tuatha De Danann. Como Deusa Solar, ela segura a taça dourada cheia de vinho tinto para os sucessivos reis. Isso significa sua união e a fertilidade do país. Uma mulher bonita e transmutadora de forma, ela pode modelar guerreiros a partir de torrões de terra. O nome poético para Irlanda, Erin, significa "a terra de Erui". Também era a bruxa que vigiava o Jardim Ocidental da Maçã da Imortalidade.

Nenhum comentário: