contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 12 de setembro de 2009

O Batismo da Bruxa.

Ritos de passagem sempre fizeram parte das culturas sobre a Terra. São cerimônias sagradas que marcam a passagem de um estágio de vida para outro. Existem muitos ritos de passagem e sua relação com o Paganismo é tão ampla quanto em qualquer outra religião.


Quando a Bruxaria tornou-se proibida, as bruxas compartilhavam de uma característica comum a todas as sociedades secretas: a admissão era realizada por meio da iniciação. Essa iniciação exigia que o membro recém-admitido fizesse um juramento de silêncio e lealdade. Quando a Bruxaria era severamente punida com torturas e até mortes, um juramento como esse era levado muito a sério. Hoje em dia, apesar de já não ser proibida, a Bruxaria ainda é uma sociedade com segredos, por isso a Iniciação permanece na maioria de suas vertentes.
A iniciação exigia que o neófito fizesse um juramento de lealdade. É fácil compreender por que; naquele tempo, ser um adepto da Bruxaria era assinar sua própria sentença de morte. Dessa forma, um juramento de silêncio era necessário. Hoje em dia, não corremos mais esse perigo como antes, mas como a Wicca, por exemplo, continua sendo uma religião de mistérios, a iniciação prevalece.


Há várias formas de iniciação entre as bruxas hoje em dia e existiram muitos tipos no passado também. A tradição maior é de que uma bruxa deve iniciar um bruxo, e um bruxo deve iniciar uma bruxa. Tudo porque a Wicca trabalha com as polaridades energéticas, e essa interação entre membros do sexo oposto se faz necessária. No entanto, há tradições não-wiccanas que trabalham com iniciações entre pessoas do mesmo sexo, como uma mãe iniciando sua própria filha, por exemplo.


Em alguns lugares como a Itália e a Grã-Bretanha, há uma forte crença de que uma bruxa ou bruxo não deve morrer sem passar o seu conhecimento a alguém. Isso significa duas coisas: que a Arte não pode morrer jamais e que o conhecimento só é passado através de uma iniciação.
De todas as informações já conhecidas sobre iniciações em tempos antigos, podemos elaborar uma visão geral. A aceitação total da religião das bruxas e o juramento de lealdade eram umas das principais características. Outras incluíam, por exemplo, a adoção de um novo nome para ser conhecido dentro do círculo.

Até hoje, nas cerimônias de iniciação os neófitos são marcados com óleo, vinho ou algum pigmento, como o carvão, assim como uma tatuagem. Depende essencialmente da tradição.

Nenhum comentário: