contos sol e lua

contos sol e lua

domingo, 3 de outubro de 2010

MONGES TIBETANOS.HISTÓRIA


O primeiro monge tibetano surgiu em madagascar, no início do século XVI, com o nome de Da Lá A Lama. Aos 50 anos de idade, Lama estava deprimido e frustrado - e com razão. Ainda era virgem (v. pega ninguem), morava com os pais, possuia como único bem (material?) a calvície, não tinha nenhuma habilidade e passava a maior parte do tempo em um bizarro estado de torpor malemolente - coisa que afugentava qualquer possível amizade que ele tentasse nutrir. Num lapso de brilhantismo, resolveu criar uma filosofia completa, que transformaria todos os seus problemas em virtudes admiradas por toda a sociedade. Uma das maiores viradas de mesa da história da humanidade.
Sua malandragem foi um sucesso absoluto e atraiu, em pouco tempo, milhares de fracassados do mundo todo. Algumas tentativas de se juntar ao grupo de Lama se eternizaram, como a de um português chamado Pedro Álvares Cabral no episódio conhecido, por duplo engano(1), como "Descobrimento do Brasil".
Mas o calor de madagascar começara a representar um problema para o novo grupo. As praias paradisíacas e as mulheres, nos provocantes biquinis dos tempos de Cabral, definitivamente ameaçavam a agora fundamentada renúncia aos prazeres carnais, desapego material e meditação (anteriormente conhecida como estado de torpor malemolente).
Mais uma vez o pioneiro e fundador senhor Lama teve uma ideia brilhante. Resolveu levar todo o seu grupo e filosofia para as gélidas montanhas do Tibet, onde não há ABSOLUTAMENTE NADA para se fazer no meio de toda aquela neve. No local, a meditação e a renúncia aos bens materiais pareciam uma ótima ideia, além de serem a única saída. De quebra ainda foi resolvido o problema das mulheres de biquini, que obviamente nunca foram vistas por lá.
Brincalhão, Lama ainda contou aos seus seguidores que retornaria após a morte, em outras encarnações. Eles levaram a sério.
Pensaram que Cabral estava tentando ir a outro lugar (por ignorância geográfica - vide EUA) e para outra coisa (ele mentiu para a mãe ao sair de casa).
Hoje em dia os monges tibetanos baseiam sua arte, segundo o filosofo Homer Simpson, na "busca da paz interior através de assasinatos brutais pelas mãos".
Alguns dos mais conhecidos monges que buscam a paz foram Bush, Frezza, Hulk, e os espartanos em geral. Wikepédia.

Nenhum comentário: