domingo, 3 de outubro de 2010

RITUAL.


A palavra ritual deriva-se do latim Ritualis. São ações relacionadas ao misticismo e a religião que podem ser praticadas individualmente ou não. Pode ser cerimonial, quando há a necessidade de uma preparação quanto ao local, a vestimenta, aos materiais e aos instrumentos utilizados, ou psíquico quando pretende-se interferir e/ou transformar algo no mundo físico.
Os rituais cerimoniais são aqueles que normalmente são usados em casamentos, batizados, velórios, formaturas e outros. Já os rituais psíquicos são usados para acionar ou bloquear energias e/ou forças sobrenaturais, criar, alterar e até desencadear forças naturais. Para isso usam algumas ferramentas-chave para que o ritual dê certo, como:
Círculo: Usado em rituais de magia e cura, para criar uma energia que penetra o espaço e se potencializa. O círculo também define o espaço consagrado, sendo de grande importância apagá-lo no término da magia, fazendo juntamente uma limpeza psíquica para evitar fenômenos como o poltergeist.
Palavras: Como já sabemos, as palavras que falamos tem poder e para que um ritual funcione da forma desejada tudo o que se deseja deve ser dito, mas vale lembrar-se dos riscos ao proferir determinadas palavras.
Mãos: Usa-se a mão com a qual se escreve para fazer o ritual, ou seja, o destro realiza o ritual com a mão direita enquanto o canhoto realiza o ritual com a mão esquerda, pois a mão que se usa para escrever libera poder.
São usados também alguns instrumentos que servem como auxílio de proteção como:
Athame: É uma espada curta que tem a função de separar o santo do profano e o real do astral.
Taça: Sua função é representar o poder lunar, podendo conter água ou vinho.
Cajado: Deve ser feito com madeira, ligada ao simbolismo do seu dono, realizando a função de traçar o círculo de proteção.
Vassoura: Usada para desfazer o círculo e também para fazer a limpeza antes e depois do ritual.
Caldeirão: Simboliza o útero da deusa e serve para concentrar energia e gerar transformações.
Velas: São usadas para representar o elemento fogo e também os guardiões.
Sal: De extrema importância, serve para limpar o ambiente sobrenatural e para proteger.

Nenhum comentário: