contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 29 de agosto de 2009

ASGARD-TERRA DOS DEUSES NÓRDICOS.



Segundo a mitologia, Asgard (em nórdico antigo: Ásgarðr) é o reino dos deuses, os Æsir, mundo separado do reino dos mortais, Midgard. Asgard era, originalmente, conhecido como Godheim (o repouso dos deuses), pois os primeiros investigadores da mitologia confundiram o nome do mundo dos deuses com o seu castelo mais importante e, neste caso, Godheim se tornou Asgard em muitas fontes históricas.
Hela
Hela
Os muros que cercam Asgard foram construídos por um gigante (identificado freqüentemente e equivocadamente como Hrimthurs). Como pagamento por seu trabalho, ele deveria receber a mão de Freya em casamento, o sol e a lua. O acordo só valeria desde que o trabalho fosse terminado dentro de seis meses. Com o intuito de evitar em honrar o acordo, Loki se transformou em uma égua e afastou o cavalo mágico do gigante, Svadilfari. Deste modo, o trabalho não foi terminado a tempo, e os deuses conseguiram se evadir do pagamento.
O guardião de Asgard é Heimdall. A planície de Ida é o centro de Asgard. Os Æsir se encontram lá para discussões de temas importantes – os deuses masculinos se reúnem em um salão chamado Gladsheim, e as deusas femininas em um salão chamaram Vingolf. Eles também se encontram diariamente no Well of Urd, abaixo de Yggdrasil (árvore eixo do mundo).
Existem nove mundos de acordo com a mitologia asgardiana:

* Asgard: lar dos Asgardianos
* Valhalla: terra para onde vão os mortos honrados, geralmente o sonho de todo guerreiro.
* Vanaheim: lar dos Vanir, raça irmã dos asgardianos.
* Alfheim: casa do Elfos de Luz.
* Nidavellir: terra dos anões.
* Midgard: é a nossa Terra, lar dos humanos.
* Jotunheim: lar dos temíveis Gigantes.
* Svartalfheim: lar dos Elfos Negros.
* Hel: similar o inferno, é a terra para onde vão os mortos desonrados, vilões, etc. A deusa Hela manda por lá.
* Niffleheim: semelhante a Hel, porém a desonra não está no caráter e sim na impossibilidade de defender honradamente sua vida.
* Muspelheim: lar dos demônios. Liderada por Surtur antes dele desaparecer.

Há ainda seis raças, sendo elas (e seus principais representantes):

* Asgardianos (claro!): Amora (Encantor), Balder, Fandral, Frigga, Heimdall, Hela, Hermod, Hogun, Karnilla, Loki, Lorelei, Odin, Skurge (o Executor), Sif, Thor, Tyr, Valkyrie, Volstagg
* Gigantes: Ymir, Utgard-Loki
* Anões.
* Elfos: Kurse
* Trolls: Geirrodur, Ulik
* Demônios: Surtur.

Nenhum comentário: