contos sol e lua

contos sol e lua

sábado, 29 de agosto de 2009

VALHALLA.



Valhala, Valhalla ou Walhala (há, ainda, quem use a forma original, Valhol) na Mitologia Nórdica ou Escandinava é o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha.
Odin teria ouvido que iriam matar todos os seus filhos e demais guerreiros. Curioso e precavido, achegou-se a Deusa da Sabedoria, um oráculo, que não lhe quis revelar a veracidade do boato. Insistente, Odin seduziu-a resultando do enlace 9 filhas conhecidas como Walkirias, Walkyrjor ou Walkirias.
Odin ordenou a cada uma construir e organizar um castelo mágico, Castelo de Valhala, em Asgard (A terra dos deuses nórdicos), para onde seriam enviados todos os guerreiros Aesir mortos em batalha, os Einherjar. Nele os guerreiros mortos em batalha, seriam imortais e recompensados diariamente com "justas" (lutas entre sí) de dia, e, grandes banquetes e orgias a noite. Em troca deveriam proteger o Castelo Valhala, palácio preferido do deus Odin, onde as almas dos guerreiros sacrificados e mortos em combate o serviam.
Metade das almas dos guerreiros passariam, então, os seus dias a treinarem-se em combates, formando um exército ("Exército das Almas Vivas") invencível até ao advento do Ragnarok, quando combateriam ao lado de Odin. A outra metade seguia para Folkvang, o palácio de Freyja.

Nenhum comentário: