contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O significado do hexagrama.


UM hexagrama consiste de seis linhas, representando o homem. O homem é composto de espírito, mente e corpo. As duas linhas inferiores representam o corpo, o ambiente, o mundo. As duas linhas intermediárias representam o homem ou mente e as duas linhas superiores representam o espírito.
Deus é o Espírito Vivo Todo-Poderoso, Uno e Indivisível. Para os propósitos de criação Deus divide a si mesmo em dois, o masculino e o feminino, o princípio do pai e mãe.
Em outras palavras, o princípio masculino é chamado 1, o feminino 2. Da união dos dois provém o 3 ou o mundo inteiro. Criativo e Receptivo são as palavras usadas pelo I Ching para representar o princípio pai-mãe. A sabedoria chinesa ressalta que o Universo inteiro, - animais, homem e as galáxias infinitas do espaço - provém da interação desses dois princípios. Essa é a verdadeira base dos ensinamentos do I Ching.

Em termos psicológicos a essência do ensinamento do I Ching é que se o consciente e o inconsciente trabalharem juntos, harmoniosamente, pacificamente e sincronizadamente, de acordo com as idéias Divinas e as verdades eternas, os frutos (resultados, experiências) dessa interação harmoniosa serão saúde, felicidade, paz, abundância e segurança. Do mesmo modo, fisicamente, homem e mulher trabalhando juntos harmoniosamente, amando um ao outro, cada um exaltando Deus no outro, o casamento se torna mais abençoado com o passar dos anos. Eles prosperam, são felizes, realizam todos os seus empreendimentos e seus filhos refletem o amor e harmonia dos pais.

Nenhum comentário: