contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O significado psicológico dos números Seis, sete, oito e nove no I Ching.


Seis é o símbolo da estrela de seis pontas, que significa o relacionamento harmonioso entre o consciente e o inconsciente. Em termos bíblicos e metafísicos seis dias se referem ao período para impregnar ou transmitir uma idéia ou desejo ao inconsciente. Isto pode levar um minuto, uma hora, uma semana ou um mês, dependendo do seu desenvolvimento espiritual e da natureza do pedido.

O sete significa um senso de unidade com Deus. Significa a impregnação Divina ou o intervalo de tempo entre a impregnação do inconsciente e a manifestação objetiva resultante. É também chamado de sábado ou sétimo dia, e psicologicamente segue-se aos seis dias de trabalho, o que significa simplesmente que uma sensação de repouso se segue à aceitação subjetiva do desejo. O sete significa sabedoria oculta, repouso, quietude, sossego.

Oito é um símbolo de infinito que não tem princípio nem fim. Significa também esplendor, plenitude, grandeza, imensidade, infinidade. Psicologicamente é o momento da conscientização de que o EU SOU é Deus, isto é, Ser, Vida, Consciência. Oito significa que você está se movendo para a frente, para cima, e para Deus.

Nove como o último da série de símbolos numéricos, representa realização, consecução, concretização, o fim de um ciclo. Cada fim é a semente de um novo começo. Em termos psicológicos nove significa um novo nascimento em Deus, pelo qual o seu intelecto é iluminado pelo Altíssimo.

Nenhum comentário: