contos sol e lua

contos sol e lua

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MERCÚRIO.


MITO:
No Egito era Thot, conhecedor dos segredos e mistérios, adorado como apaziguador porque trazia harmonia ao povo através de suas poesias. Era o escriba dos deuses e responsável pelos livros divinos.

Na mitologia grega é Hermes, o mensageiro dos deuses, e seu oficio é o transporte de mensagens, servindo então como ponte, ou interlocutor entre os homens e os deuses.

Filho de Zeus e de Maia, nasceu na Arcádia, revelando logo, extraordinária inteligência. Conseguiu livrar-se das fraldas e foi a Tessália, onde roubou parte do rebanho, guardado por seu irmão Apolo, escondendo o gado em uma caverna. A seguir voltou para o berço, como se nada tivesse acontecido. Quando Apolo descobriu o roubo. Apolo, no entanto, encantou-se com o som da lira que Hermes inventara e ofereceu em troca o gado e o caduceu. E presenteou Hermes com o dom da adivinhação. Com isso, Hermes tornou-se o mestre dos quatro elementos e, posteriormente, ensinou aos homens as habilidades da Geomancia (adivinhação pela terra), Piromancia (adivinhação pelo fogo), Hidromancia (adivinhação pela água) e Aeromancia (adivinhação pelo ar). Ele era sempre venerado em encruzilhadas, nas quais estátuas eram erigidas para honrá-lo e invocar a sua benção sobre os viajantes, os errantes e os sem-teto.

Tarô: está representado pelo arquétipo do Mago.

Representação:
Comunicação em todas as suas formas, mentalidade e capacidade intelectual, capacidade de raciocínio, ensino e aprendizagem, agilidade. Irmãos, viagens curtas, comércio e crianças em geral.

Dia da semana: Quarta-feira

Astrologia: no mapa revela o modo como pensa. Todos os processos de entendimento, onde e como se comunica melhor.

Signo: Gêmeos (21/5 a 20/06) e Virgem (23/08 a 22/9).

Necessidade: estabelecer ligações com os outros, aprender.

Nenhum comentário: