contos sol e lua

contos sol e lua

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

JÚPITER.


MITO:
Júpiter (Zeus) é filho de Cronos (Saturno) com sua mulher Réia (Cibele).
Seu pai Cronos (Saturno) obcecado com o oráculo segundo o qual um filho o destronaria, decide devorar a todos. Sua mãe o salva, usando o artifício de após o seu nascimento dar a Cronos (Saturno) uma pedra no lugar do filho, a qual ele engole sem perceber que foi enganado.
Mais tarde depois de crescido Júpiter é levado à presença de Saturno durante um banquete e lhe serve uma bebida que o faz ter convulsões internas terríveis e a vomitar um a um dos filhos engolidos e também a pedra que o substituiu. A pedra foi levada por Júpiter para o Parnaso, e colocada em Delfos como símbolo da liberdade.
Júpiter liberta os irmãos e também solta os Ciclopes que seu avô Urano havia aprisionado. Por esse feito recebeu o Divino Raio e o Trovão como instrumentos de sua força e da Justiça. Júpiter resolve dividir com seus irmãos o mundo e dá a Netuno as terras e os mares, a Plutão os mundos subterrâneos e para ele o Olímpo, transformando-se assim no deus supremo.
Com Júpiter inicia-se a geração olímpica. A evolução da Humanidade esta representada através dos Mitos de Urano-Saturno-Júpiter.

Tarô: está representado pelo arquétipo do Imperador.

Representação:
Impulso a benevolência e proteção, expansão, a mente superior, otimismo, ética e moral, filosofia de vida, proteção espiritual, religiosidade.

Dia da semana: Quinta-feira

Astrologia: no mapa indica onde tem boa sorte.

Signo: Sagitário (22/11 a 21/12) e Peixes (20/2 a 20/3)

Necessidade: de ter fé, certeza, confiança na vida e em si mesmo, de aperfeiçoar.

Nenhum comentário: