segunda-feira, 14 de setembro de 2009

URANO.


MITO:
Urano (deus céu) mantinha todas as noites um longo abraço com sua esposa Gaia (a terra) e a cada noite a fecundava e teve com ela 12 filhos: Titãs e Titânias, Ciclopes e Hecatôquiros (gigantes). Entretanto ele odiava os filhos que eram gerados. Assim que nasciam, ele mandava-os de volta ao ventre materno (Terra), sem deixá-los sair para ver a luz. Gaia fica triste e furiosa com esta atitude de tantos filhos enclausurados em seu interior. E planeja vingar-se de Urano. A deusa fala com todos os filhos, mas nenhum toma alguma atitude contra o pai. Apenas o filho mais jovem Cronos (Saturno) faz uma solene promessa de punir o pai. Gaia comovida aceita a ajuda do filho e oferece-lhe uma afiada foice e engendrando com ele um estratagema a ser praticada contra o pai.
Assim Cronos (Saturno) se esconde e quando no meio da noite, Urano se aproxima de Gaia para abraçá-la, ele agarra Urano por um dos braços e, com a foice corta-lhe os testículos. Gaia solícita recolhe em si às gotas de sangue do esposo e fecundada dá a luz as Erimnes, os gigantes e as Ninfas, que dão inicio a uma nova estripe humana.
Os testículos de Urano caem no mar e em contato com a espuma faz nascer Afrodite. Depois deste fato o Céu se retraiu e não se aproximou mais da Terra. Assim foi interrompida a procriação e inicia-se o reinado de Cronos (Saturno).

Tarô: esta representado pelo arquétipo da Torre.

Representação:
Impulso á liberdade, originalidade, humanitário, mudanças súbitas, o inesperado, metafísica, ocultismo, astrologia, ciências novas, “O Despertador”.

Astrologia: no mapa indica onde tende a fazer o que é fora do comum.
Urano é a necessidade de se fazer mudanças. Fim de ciclo.

Signo: Aquário (21/1 a 19/2)

Necessidade: de mudanças, de excitação e de expressão sem repressão.

Nenhum comentário: