contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DOGMA.E RITUAL DE ALTA MAGIA.E.LEVI.TRADUÇÃO.R.CAMAYASOR.


Através de todas as alegorias hieráticas e místicas dos antigos dogmas, através das trevas e provas bizarras de todas as iniciações, sob o sêlo de todas as escrituras sagradas, nas ruínas de Nínive ou Tebas, sobre as pedras carcomidas dos antigos templos e na face escurecida das esfinges da Assíria e do Egito, nas pinturas monstruosas ou maravilhosas que produzem para o crente da Índia as páginas sagradas dos Vedas, nos emblemas estranhos dos nossos velhos livros de alquimia, nas cerimônias de recepção praticadas por todas as sociedades misteriosas, encontram-se os traços de uma doutrina em toda parte a mesma e em toda parte escondida cuidadosamente. A filosofia oculta parece ter sido a nutriz ou matriz de todas as forças intelectuais, a chave de todas as obscuridades divinas, e a rainha absoluta da sociedade, nos tempos em que era exclusivamente reservada à educação dos padres e dos reis.
Ela reinava na Pérsia com os magos. ela dotara a Índia das tradições mais maravilhosas e de um terrível luxo de poesia, graça e terror nos seus emblemas; ela civilizara a Grécia aos sons da lira de Orfeu; ela escondia o princípio de todas as ciências e de todos os progressos do espírito humano nos cálculos audaciosos de Pitégoras... A esta ciência, dizia a multidão, nada é impossível.
Eis o que fora a magia desde Zoroastro até Manés, desde Orfeu até Apolônio de Thyana, quando o cristianismo positivo, triunfando enfim dos belo sonhos e das gigantescas aspirações da escola de Alexandria, ousou fulminar publicamente com seus anátemas esta filosofia, e a reduziu, assim, a ser mais oculta e mais misteriosa que nunca.
DEFINIÇÃO DE MAGIA.
A magia é a ciência tradicional dos segredos da natureza, que nos vem dos magos.
A arte hermética é, pois, ao mesmo tempo uma religião, uma filosofia e uma ciência natural. Como religião é a dos antigos magos e iniciados de todos os tempos; em filosofia podemos encontrar seus princípios na escola de Alexandria e nas teorias de Pitágoras; como ciência, é preciso pedir os seus processos a Paracelso, Nicolau Flamel e Raimundo Lullo.

RELIGIÃO UNIVERSAL
Aciência conserva-se pelo silêncio e perpetua-se pela iniciação. A lei do silêncio, não é, pois, absoluta e inviolável senão para a multidão não iniciada. Sim, os sábios devem falar, não para dizer, mas para levar os outros à procura. o destino do homem é . fazer ou criar a si próprio; ele é e será filho de suas obras no tempo e na eternidade. Os homens que são senhores de si próprios, facilmente se tornam senhores dos outros . [Porém, para alcançar este domínio é preciso reconhecer as "leis de uma disciplina e de uma hierarquia universal." Reconhecer estas leis implica colocar-se em estado "ligação" ou "re-ligação", estado de religião consigo próprio e com o sistema de forças interagentes no qual, o próprio homem está inserido. Esta disciplina de "religião", ou simplesmente "esta religião sempre existiu no mundo e é a única que pode ser chamada de una, infalível, indefectível e verdadeiramente católica, isto é, universal. Esta religião, da qual todas as outras são véus e sombras, é que demonstra O SER pelo SER, a VONTADE pela RAZÃO, a RAZÃO pela EVIDÊNCIA e o SENSO COMUM.[Esta religião] . é a que tem por base o DOGMA DAS ANALOGIAS UNIVERSAIS, mas também nunca confunde as coisas da ciência com as da fé. ... Mas esta religião razoável não poderia ser a da multidão, que precisa de fábulas, mistérios, esperanças definidas e terrores materialmente motivados. Por isso o SACERDÓCIO foi estabelecido no mundo e o sacerdócio se recruta pela iniciação.

OBRAS MÁGICAS
As obras mágicas são de uma onipotência relativa e o meio de apoderar-se dos maiores segredos da natureza é faze-los servir a uma vontade esclarecida e inflexível. As operações mágicas são o exercício de um poder natural mas superior às forças ordinárias da natureza. São o resultado de uma ciência (conhecimento) e de um hábito [prática continuada]. O sobrenatural é simplesmente o natural extraordinário . um milagre é um fenômeno que impressiona . porque é inesperado .surpreende os que ignoram suas causas . Só há milagres para os ignorantes; mas como não existe ciência absoluta entre os homens, o milagre ainda pode existir, e existe para todos. Mas para fazer milagres é preciso estar fora das condições comuns da humanidade; é preciso estar ou abstraído pela sabedoria, ou exaltado pela loucura, acima de todas as paixões.
Assim, por uma lei providencial ou fatal, o mago só pode exercer a onipotência na razão inversa de seu interesse material. Vós, pois, que procurais na magia o meio de satisfazer vossas paixões, parai neste caminho funesto; só achareis nele a loucura ou a morte, conforme a tradição popular: mais cedo ou mais tarde o diabo acaba por torcer o pescoço dos feiticeiros.

DIVINDADE HUMANA
Deus age pelas suas obras: no céu opera pelos (através dos) anjos e na terrra pelos homens. Logo, no círculo de ação dos anjos, os anjos podem tudo que é possível a Deus e no círculo de ação dos homens, os homens dispõem, igualmente, da onipotência divina.O domínio do homem é toda natureza corporal e visível na terra .pode modificar a atmosfera, agir até certo ponto sobre as estações, conservar a vida e dar a morte. O poder absoluto sobre a própria razão e a própria vontade é o maior poder que o homem pode alcançar e é por meio deste poder que (o mago) opera, deixando espantada a multidão que, então, fala em MILAGRE. A mais perfeita pureza de intenção é indispensável ao taumaturgo; depois lhe é necessária uma corrente favorável e uma confiança ilimitada. O homem que chegou a nada desejar e a nada temer é o senhor de tudo. Na Terra, nada resiste a uma vontade razoável e livre. Quando o sábio diz: "Eu quero", é o próprio Deus que quer e tudo o que ordena se realiza.

Nenhum comentário: