contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MUNDO INVISÍVEL.


Não há mundo invisível, há somente vários graus de perfeição nos orgãos. A alma pode perceber por si mesma e sem intermédio dos orgãos corporais . Espiritual e corporal são palavras que somente exprimem os graus de tenuidade ou densidade da substância. O que se chama, em nós, imaginação, não é mais que propriedade inerente à nossa alma de se assimilar as imagens e os reflexos contidos na luz viva, que é o grande agente magnético. Assim, para o sábio, imaginar é ver, como, para o mago, falar é criar.

SISTEMA DE VIBRAÇÕES E CORRENTE MAGNÉTICA.
Uma vontade lúcida pode agir sobre a massa da luz astral, e, com o concurso de outras vontades que absorve e arrasta, determinar grandes e irresistíveis correntes. a luz astral se condensa ou se rarifica, conforme as correntes a acumulam, mais ou menos, em certos centros. Todo esforço inteligente da vontade é uma projeção de fluido ou luz humana, e aqui importa distinguir a luz humana da luz astral Servindo-nos da palavra fluido, empregamos uma expressão generalizada .mas estamos longe de dizer que a luz latente seja fluido. Tudo nos levaria, pelo contrário, a preferir, na explicação deste ente fenomenal [luz astral], o sistema de vibrações.
Ocorpo absorve o que o rodeia e irradia sem cessar, projetando seus miasmas e suas moléculas invisíveis; o mesmo acontece com o espírito, de modo que este fenômeno, chamado por alguns místico o respiro, tem realmente a influência que lhe é atribuída, quer no físico, quer no moral. É realmente contagioso. achar-se no círculo de atração e expansão dos malvados.

REALIZAÇÃO.

As realidades .constituem as proporções do ideal, e o mago só admite como certo, no domínio das idéias, o que é demonstrado pela realização da palavra .Um pensamento se realiza tornado palavra [nome, como em santo Agostinho, 1980]; esta [palavra, nome, idéia referência] se realiza pelos sinais, sons e figuras de sinais; é este o primeiro grau de realização. Depois ela se imprime na luz astral por meio .da escrita ou da palavra [fala, voz articulada]; ela influi sobre outros espíritos, refletindo-se neles; se refrata atravessando o diáfano dos outros homens, aí toma formas e proporções novas, depois se traduz em ato e modifica a sociedade e o mundo; é este o último grau de realização.

PENTAGRAMA, SIGNO DO PODER.
Os espíritos elementais são submissos a este signo, quando o é empregado com inteligência .Todos os espíritos criados se comunicam entre si por sinais e aderem a um certo de número de verdades expressas por certas formas determinadas. Paracelso afirma que todas as figuras mágicas e todos os signos cabalísticos dos pentáculos aos quais os espíritos obedecem, se reduzem a dois .o signo do macrocosmo ou o sêlo de Salomão .e o do microcosmo, ainda mais poderoso que o primeiro, isto é, o pentagrama.
Se perguntarem como um signo pode ter tanto poder sobre os espíritos elementais, perguntaremos, por nossa vez: por que o mundo cristão se prosternou diante do sinal da cruz? O sinal por si mesmo nada é, e só tem força pelo dogma de que é resumo e verbo. Ora, um signo que resume, exprimindo-as, todas as forças ocultas da natureza, um signo que sempre manifestou aos espíritos elementares e outros um poder superior) naturalmente os enche de respeito e temor e os força a obedecer, pelo império da ciência e da vontade sobre a ignorância e a fraqueza.

AS PALAVRAS OCIOSAS.
Os pensamentos que não se traduzem em palavras são pensamentos perdidos para a humanidade; as palavras que não são confirmadas por atos são palavras ociosas, e não há grande distância da palavra ociosa à mentira.

CORRENTE MAGNÉTICA OU CADEIA MÁGICA.
Todo entusiasmo propagado numa sociedade, por uma continuidade de comunicações e práticas firmes, produz uma corrente magnética e se conserva ou aumenta pela corrente. A ação da corrente é arrastar e, muitas vezes, exaltar fora da medida as pessoas impressionáveis e fracas, as organizações nervosas, os temperamentos dispostos ao histerismo e às alucinações. Estas pessoas se tornam poderosos veículos da força mágica, projetam com força a luz astral na própria direção da corrente; opor-se, então, às manifestações de força, seria, de algum modo, combater a fatalidade. os círculos mágicos e as correntes magnéticas se estabelecem por si mesmos e influem, conforme leis fatais.
Formar a cadeia magnética é fazer nascer uma corrente de idéias que produza a fé e arraste um grande número de vontades num círculo dado de manifestações pelos atos. Uma cadeia bem formada é um turbilhão que arrasta e absorve tudo. Podemos estabelecer a cadeia de três modos: pelos sinais, pela palavra e pelo contato. Os sinais, uma vez recebidos e propagados, adquirem força por si mesmos. A vista e a imitação do sinal da cruz eram suficientes, nos primeiros séculos, para fazer prosélitos ao cristianismo. A imaginação é criadora, não somente em nós, mas também fora de nós, pelas nossas projeções fluídicas .A imprensa é um admirável instrumento para formar a cadeia magnética pela propagação da palavra. Com efeito, nenhum livro é perdido, os escritos vão sempre onde devem ir e as aspirações do pensamento atraem a palavra.
SIGNOS.

Todo signo corresponde a uma idéia e tem a forma especial de uma idéia.

RITUAIS E TALISMÃS.

Para o magista todos os pensamentos e rituais são signos combinados no sentido de expressar um pensamento e uma vontade:
"As cerimônias, as vestimentas, os perfumes, os caracteres e as figuras, sendo, como já dissemos, necessários para empregar a imaginação na educação da vontade, o sucesso das obras mágicas depende da fiel observação de todos os ritos. [Estes ritos são fundamentados] pelas leis essenciais da realização analógica e da relação que existe necessariamente entre as idéias e as formas"
O verdadeiro magista enfeitiça sem o cerimonial e somente pela reprovação àqueles que julga necessário punir; enfeitiça até pelo seu perdão os que lhe fazem mal, e nunca os inimigos dos iniciados ficam impunes de suas más ações. Os enfeitiçamentos dos feiticeiros são de uma outra sorte e podem ser comparados a verdadeiros envenenamentos de uma corrente de luz astral[As cerimônias que praticam servem para “exaltar” a VONTADE a fim de faze-la agir à distância.] Denunciemos aqui alguns de seus processos reprováveis:
Procuram ou solicitam cabelos ou roupas da pessoa cuja vida querem influenciar. Quando querem amaldiçoar, escolhem um animal que, a seus olhos, seja o símbolo da vítima. Os cabelos e pedaços da roupa são costurados ao animal, seja no corpo, seja dentro da boca. Chamam o animal pelo nome da vítima, depois matam-no com só golpe de uma faca “mágica”, abrem-lhe o peito, arrancam-lhe o coração ... e durante três dias, a toda hora, enterram neste coração pregos, alfinetes ou espinhos, pronunciando maldições sobre o nome da pessoa que se pretende enfeitiçar. Acreditam [e muitas vezes com razão] que assim estão atingindo a pessoa simbolizada. [Os procedimentos aqui descritos lembram o princípio do vodoo]. A vítima, muitas vezes previamente e longamente impressionada, pode, de fato, começar a enfraquecer-se e, no fim de algum tempo, morre de um mal desconhecido. ... O enfeitiçamento é mais infalível se a pessoa puder obter cabelos, sangue e, principalmente, um dente da pessoa enfeitiçada. Desta crença surgiu o ditado popular: “Tendes um dente contra mim”.
As AMEAÇAS são enfeitiçamentos reais quando agem vivamente sobre a imaginação, principalemnte se esta imaginação aceita facilmente a existência de um poder oculto A terrível ameaça do inferno, este enfeitiçamento da humanidade durante vários séculos, criou mais pesadelos, mais doenças sem nomes e mais loucuras furiosas do que todos os vícios e excessos reunidos. ...Mas o enfeitiçamento produz um efeito absolutamente contrário às intenções do operador quando a ameaça é vã, quando se depara com altivez naquele que é ameaçado, quando se depara com resistência... Um grande meio se repelir enfeitiçamentos é não temê-los. O enfeitiçamento age à maneira das doenças contagiosas. Em tempo de peste, os que têm medo são os primeiros atacados. O meio de não temer o mal é não ocupar-se dele. ... [No plano físico, são consideradas medidas de HIGIENE ENERGÉTICA: 1. providenciar lavar com cuidado ou queimar peças de roupa e banho quando quiser descartar-se delas. Lavar, se pretende doar;
2. Jamais fazer uso de um vestuário que serviu a um desconhecido sem ter purificado este vestuário pela lavagem e pela fumigação com incensos de cânfora ou âmbar.

VIA CRUCIS.
A lenda do Judeu Errante: um povo mandou um sábio ao suplício, dizendo-lhe: “Caminha!” quando ele queria descansar um instante. Pois bem, este povo vai sofrer uma condenação semelhante, vai ser proscrito inteiramente e, durante séculos, dir-lhe-ão: “Caminha!”, sem possa achar piedade ou descanso.
Eliphas Levi.

Nenhum comentário: