contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lua do Tempo Frio Serpente - O Profeta 24 de outubro - 21 de novembro.


Lua do Tempo Frio

A Lua do Tempo Frio é a segunda Lua de Mudjekeewis o Guardião do Oeste. Considerando que também é do Clã do Sapo, o Clã da Água, esta Lua dá para as pessoas deste totem uma advertência sobre o que pode acontecer a eles se eles permitirem sua energia correr sem nenhuma direção. Fazendo isto, literalmente, eles serão congelados, impossibilitado que mais energia venham para dentro delas. Esta Lua também lhes fala que às vezes é necessário congelar sua energia por um determinado tempo, até que eles sintam abertos e seguros o bastante para lidar com isto.
Mudjekeewis traz como presente, a introspecção e a força de um Espírito Guardião muito apropriado para trabalhar esta energia. Com estes presentes, ele tem a habilidade para os ajudar a ampliar a força que já é deles por natureza, ensinando a direcioná-las.

Totem Animal - Serpente

O totem animal para as pessoas nascidas durante a Lua do Tempo Frio é a Serpente. Serpentes têm um excelente olfato e uma boa visão. A falha destes sentidos, só ocorre quando ela se encontra no período de troca de pele, ou seja, quando os olhos parecem embaçados, com a pele por cima deles, e consequentemente atrapalhando também o olfato. Serpentes são muito adaptáveis ao seu ambiente. Eles são perfeitamente sensíveis ao toque e as vibrações, em parte porque tem o sangue frio e são dependente do calor do seu ambiente.
Enquanto muitos mitos europeus puseram a Serpente em um posição bastante impopular, a Serpente foi respeitada na maioria das culturas Nativas Americanas. A Serpente Emplumada era o símbolo dos anciões dos impérios Maias e Astecas, representando os poderes da transformação que eles obtiveram junto com seus sacerdotes. Para o povo Hopi, a Serpente é uma mensageira de outros reinos, que tem a capacidade para trazer as chuvas. Para os Ojibway elas representam paciência, o Clã das Serpente é um dos Clãs Sagrados deles. A maioria das outras tribos também atribuem poderes especiais à Serpente, e muitos têm clãs de Serpente que executam funções especiais.
Como o seu totem, as pessoas da Lua do Tempo Frio tendem também a ser misteriosas e reservadas. Elas dedicam boa parte do seu tempo para ouvir as outras pessoas, mas, são extremamente relutantes em revelar os seus segredos mais íntimos. Por causa disto, às vezes são mal compreendidas. Como a Serpente, pessoas deste totem têm também sentidos super-aguçados, a prova disto, é que elas geralmente descobrem a verdade sobre as pessoas em diversas situações. Elas têm olhos aguçados que as permitem ver a alma profundamente, quer seja, a sua ou a dos outros. Estes sentidos só lhes faltam quando se encontram perturbadas, fato este que impede sua força fluir suavemente por elas.
Eles são pessoas adaptáveis, e, como o totem animal delas, têm a habilidade para trocar sua pele velha, ou seja, de idéias, ambiente ou sentimentos, esta transformação ocorre em uma fase nova do seu ser. Mudanças sempre não são fáceis para elas, mas quando a fazem, é permanente até acharem que é tempo de seguir um novo caminho.
Na visão Nativa Americana, a Serpente é completamente diferente da visão cristã-européia que aprendemos na nossas escolas ou em casa. As pessoas do signo da Serpente são merecedoras de respeito por causa do poder de transformação que levam dentro de si. Podem também serem mensageiras e trazer mensagens que todos nós precisamos ouvir, se nós aprendermos a escutar nossa voz interior, nós podemos ouvi-las. Estes povos também podem demonstrar uma paciência notável, se aprenderam a manter suas energias em equilíbrio.

Planta Totem - Cardo

O totem planta para as pessoas do signo da Serpente é o Cardo. O Cardo é rico em minerais. Tradicionalmente, os xamãs usam o Cardo para resolver problemas digestivos, para abaixar febre, para expelir lombrigas e para aumentar o leite das mães que estão amamentando. Em tempos mais antigos o Cardo foi considerado uma erva para todos os propósitos, capaz de curar a maioria do males conhecidos. Esta planta é capaz de fortalecer todos os orgãos internos do corpo, ajudando a curar todos os tipos de dores.
Com o Cardo, as pessoas do signo da Serpente podem aprender a importância de ser forte e manter sua raiz na Terra, porque elas precisam da ajuda da Mãe Terra para aprender canalizar corretamente toda energia que carregam dentro de si. Enquanto todas as pessoas do signo da Serpente têm a habilidade para serem muito úteis para o mundo ao seu redor, alguns delas perdem esta oportunidade, porque elas, tais como sua planta se cobrem de cascas espinhosas, e só algumas pessoas mais sensíveis e íntimas têm o poder para ver as coisas boas que estão escondidas embaixo desta camada exterior.
As Serpentes podem limpar e curar seu próprio corpo ou dos outros através dos poderes latentes que possui para discernir o que é realmente maléfico. Elas podem dirigir suas habilidades curativas para qualquer ponto da natureza.
Quando as pessoas do signo da Serpente estão doentes ou confusas, precisam usar primeiramente sua energia em benefício próprio para encontrar seu equilíbrio, antes que qualquer outro tipo de tratamento possa ser totalmente realizado. Elas são teimosas, críticas, ciumentas e determinadas, quando estão com raiva, são capazes de terem pensamentos de vinganças incríveis, que culmina prejudicando o seu próprio ser. É importante para as elas nesta condição, lembrarem-se que elas têm o poder que precisam para canalizar sua energia para fazer algo útil e agradável.

Totem Mineral - Cobre e Malaquita

O totem mineral para as pessoas da Lua do Tempo Frio é o Cobre e a Malaquita. O Cobre é atribuído com uma grande variedade de poderes especiais. Basicamente é usado para ajudar na purificação do Espírito e do sangue. Para pessoas de idades que têm problemas de artrite ou reumatismo, ou qualquer doença que endureça as articulações, o uso de pulseiras de cobre trazem alívio para elas. O Cobre sempre foi considerado um excelente condutor de eletricidade e de outros tipos de energia.
Malaquita, é a gema das pessoas do signo da Serpente, é um carbonato de Cobre, geralmente encontrado nas minas. Esta pedra tem poderes espirituais inacreditáveis. O mais importante é o que eleva a sensibilidade da pessoa e seu Espírito. Ela é considerada uma pedra que aumenta sua receptividade para todas as formas de energia sutil e aumenta seus poderes psíquicos.
Como suas pedras, pessoas do signo da Serpente podem aprender com suas próprias habilidades para transmutar as coisas com que elas entram em contato. Gostando do Cobre, elas têm a habilidade para trazer mudança para quaisquer das coisas que estejam envolvidas. Elas podem adaptar-se as situações ao seu redor, moldado-as do jeito que elas desejam. Elas têm um alto grau de energia que a acompanha por um grande período de tempo.
Elas são como Cobre capazes de administrar suas energias ao máximo para tudo e todos que estão ao seu redor. Têm um apego muito grande ao mundo espiritual, como também ao material. Por causa da sua natureza inquisitiva, investigativa, podem trazer o conhecimento destes mundos de uma maneira que seja compreendido facilmente pelas outras pessoas.
Como a Malaquita, pessoas Do signo da Serpente têm poderes espirituais particulares. Quando em equilíbrio, são muito sensíveis à voz do Espírito, capazes de receber muitos tipos de energias sutilmente. São talentosas nos reinos psíquicos, não importando para isso o seu grau de desenvolvimento espiritual. Este presente pode ser uma bênção ou muito prejudicial a elas. Este presente deverá ser usado para o bem da humanidade, e não para o seu próprio lucro pessoal o que lhe causaria grandes infortúnios posteriormente, tais como perturbações psíquicas e espirituais.

Cor - Laranja

A cor das pessoas do totem da Serpente é o Laranja, o Laranja Claro que é vista ocasionalmente no céu durante o pôr-do-sol. Esta é uma cor que simboliza o que é vital, intelectual e capaz de aplicar qualquer conhecimento que tenham estudado. É uma cor que permite controlar e entender a mente, corpo, o emocional e o Espírito. Também é uma cor que significa uma pessoa ambiciosa e que se orgulha do trabalho que realiza. Estas pessoas têm a habilidade para observar a vida sutilmente e as lições que ela lhes dá, e aplicar estas lições nas suas próprias vidas e nas vidas dos outros.

Quando as pessoas de outros totens encontram-se nesta posição na Roda Sagrada, elas podem aprender com seu próprio poder para transformar o seu íntimo e podem trazer lições de harmonia que aprenderam em outras posições na Roda Sagrada. Elas também podem aprender nesta posição o poder de adaptar-se, paciência, tenacidade, ambição e poder. Pessoas do totem da Serpente, passando por este ponto na Roda Sagrada, são freqüentemente capazes de executar ações heróicas para ajudar seus irmãos, Filhos da Mãe de Terra.
Pessoas do signo da Serpente são compatíveis com seu irmãos do Clã do Sapo - o Puma e o Pica-Pau, e também com as pessoas do Clã da Tartaruga - Ganso da Neve, Castor e as do Urso Pardo. Elas têm uma afinidade impar com as pessoas do signo do Castor.

Nenhum comentário: