contos sol e lua

contos sol e lua

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lua da Luz Forte Pica-Pau - Nutridor 21 de junho - 22 de julho.


Lua da Luz Forte

A Lua da Luz Forte é a Lua do Solstício de Verão no hemisfério norte, o tempo quando todas as coisas da Terra têm que começar a sua jornada para florescer e brotar. Esta Lua dá para as pessoas do signo do Pica-Pau um pouco de estabilidade; o tempo do Sol Forte é a estação que nos direciona ao crescimento em uma só direção, para tornarmos fortes e resistentes durante nossa jornada terrestre.
Esta é a primeira Lua do Shawnodese, Guardião do Sul que governa o tempo do crescimento rápido e da confiança. Pertencendo ao Clã do Sapo, as pessoas do signo do Pica-Pau freqüentemente são levadas pela força dos seus sentimentos e seguem seu próprio caminho, mas sem nenhuma direção concreta, terminando se perdendo pelo caminho e assim desequilibrando-se.

Totem Animal - Pica-Pau

O totem animal para os nascido durante a Lua da Luz Forte é o Pica-Pau. Seu nome é derivado do Deus latino Picus, por quem Circe se apaixonou. Quando ela lhe pediu que aceitasse o Sol como um sogro, ele recusou e foi transformado em um Pica-Pau.
A Pica-Pau é um pássaro especial para os Nativos Americanos. É considerado um pássaro corajoso. A Lenda nos conta que ele tem asas vermelhas porque ficou muito perto do Fogo lançado pelo Espírito do Terremoto para tentar evitar o lançamento, e as chamas do Fogo culminaram colorindo as suas asas e a cauda de vermelho. Suas bicadas no tronco das árvores são como a batida de tambor, representa a batida do coração e a batida da terra. Eles são considerados pássaros especiais, suas penas são usadas em muitos artigos e cerimônias religiosas. Porque suas penas são vermelhas, eles são associados ao sangue e são apresentados freqüentemente aos espíritos da guerra. Penas vermelhas em varas de oração são consideradas oferenda de guerra, contra inimigos humanos ou espirituais. Muitos xamãs usam as penas de Pica-Pau presa em seus cabelos.
Os povos da Lua da Luz Forte podem aprender com os seus talentos místicos, os quais só afloram quando eles vivem em ambientes equilibrados e muito harmoniosos. Os povos do Pica-Pau não sabem o que os guia e acham difícil de explicar aos outros suas tomadas de decisões. Pessoas mais lógicas e amigas freqüentemente explicam ao nascidos nesta Lua, que eles confiam demais nas suas intuições sem perceber que agindo assim, eles estão fazendo mal a si mesmo.
O lar é muito importante para os Pica-paus e eles nunca estão contentes quando não têm uma casa confortável e harmoniosa. As relações também são muito importantes para este povo, e eles darão muito da sua energia para estabelecer e manter boas relações com outros.
Pessoas do signo do Pica-Pau precisam de algo para fazer algo para a humanidade. Poderia ser uma organização de caridade ou fraternal, mas será mais freqüente vê-las como professores, religiosos ou místicos, a natureza mística delas precisa ser cumprida uma vez que elas encontraram segurança material e bem-estar.
Se elas não encontram a paz material que os permite a continuar suas indagação, elas serão freqüentemente pessoas muito infelizes e gastarão a maioria do tempo remoendo-se em emoções negativas que possam fluir por elas. Durante tais períodos elas serão propensas a problemas sanguíneos, desequilíbrio emocional, distúrbios gástricos e outras afecções. Nestas ocasiões elas precisam encontrar um equilíbrio entre os níveis materiais e espirituais para efetuarem uma cura total.

Planta Totem - Rosa Selvagem

A planta para pessoas deste totem é a rosa selvagem que é semelhante a rosas normais, mas sendo menor. Depois que as flores desaparecem, as rosas começam a formar a dar uma fruta alaranjada parecendo uma baga. Seu caule é excelente para resfriados e dores de garganta, por causa do alto grau de vitamina C, que ela têm. Os Nativos Americanos usam seu caule, junto com hortelã e framboesa, para fazer um chá para crianças como também para os adultos que ajudam a mantê-los felizes e saudáveis. Água de Rosa, feita das flores, são freqüentemente usadas pelos xamãs como colírio, para dar alívio aos olhos causados pela febre do feno.
Quando estão desequilibrados, as pessoas do signo do Pica-Pau parecem ter pensamentos irracionais, perdendo o sentido de direção, falta de senso prático, agindo de forma tola em todos os sentidos. Porém, quando equilibrados, elas são extremamente sensíveis e capazes absorver e refletir as coisas que estão ao redor delas.
O caule da Rosa ou chá de pétala da Rosa podem serem úteis às pessoas deste totem para manter seu sangue limpo e puro, também sendo usado para males do estômago, fígado ou outros orgãos interno sensíveis. Estes chás também podem ajudar a fortalecer os corações das pessoas da Lua da Luz Forte, quando se sentirem desprezados, ou sem falta de amor e carinho.

Totem Mineral - Cornalina

Cornalina foi extensamente usada como jóias e outros ornamentos. Por causa de sua cor, a Cornalina foi associado com sangue. É considerada uma pedra extremamente útil no tratamento de cura de pessoas feridas acidentalmente, tem a propriedade de parar o fluxo de sangue nas feridas. Cornalina também é associado com o coração.
Como a Cornalina, as pessoas do signo do Pica-Pau são freqüentemente associadas à ornamentação, especialmente de casa. Seus estados físicos, mentais, espirituais ou emocionais, funcionam melhor quando estão no seu ambiente caseiro. Elas são muito rígidas nas suas convicções.
Tal como a Cornalina, estas pessoas são associadas com o sangue, literalmente e figurativamente. Elas têm a habilidade para fluir livremente pela vida. Seus poderes intuitivos podem lhes ajudar a ver o que a natureza realmente necessita, e sua preocupação com ela pode ajudar a curar as feridas da Mãe Terra, planejando de maneira harmônica um trabalho de preservação da natureza.

Cor - Rosa

A Cor Rosa é a cor dos nascido sob a Lua da Luz Forte, podendo ser a Cor-de-Rosa da imaturidade ou do amor universal, ajudando no crescimento individual da pessoa. Se não encontrarem seu equilíbrio, as pessoas do signo do Pica-Pau, se acharão freqüentemente consumidas pelo mar furioso das suas próprias emoções, e isto as impedirá de encontrar um lugar de harmonia e equilíbrio. Porém, quando se encontram equilibradas e acham sua direção na vida, poderão canalizar suas próprias emoções e sensibilidade de tal um modo que ajudarão todos aqueles que tocar.

As pessoas do signo do Pica-Pau são compatíveis com os membros do seu próprio clã, o do Sapo - o Puma e a Serpente, e também com os do Clã da Tartaruga - o Urso Marrom, Castor e Ganso de Neve. Seu par perfeito é o Ganso da Neve.
Quando as pessoas de outros totens se encontram neste lugar na Roda Sagrada, elas poderão aprender sobre suas próprias necessidades, no dar e receber amor e aprender a seguir suas próprias percepções e intuições. Eles também aprenderão sobre a sua própria sensação de segurança e a necessidade pessoal de encontrar um caminho espiritual que lhe possa ajudar a canalizar a energia de vida que flui por todos nós.

Nenhum comentário: