contos sol e lua

contos sol e lua

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Oráculo de Delfos.


Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o reino dos deuses

Antigamente, Delfos era a capital da Fócida (Grécia) celebrada por seu templo e oráculo de Apolo. Ainda hoje, é possível chegar ao local que fica a 180km de Atenas, na região do Monte Parnaso.

Este oráculo simbolizava uma resposta de um deus a quem se consultava, cuja palavra tinha muito peso e inspirava total confiança.

O nome Delfos é derivado da palavra adelphoi que significa "irmãos". Também poderia se referir a "ermo" ou "solitário", em menção ao lugar afastado onde o oráculo se encontrava.

A manifestação oracular era possível neste lugar privilegiado, que ocorria em conjunção com rituais cerimoniais, interagindo com o poder local e produzindo insights sobre a natureza e possibilidades futuras. A palavra oráculo tem o significado de lugar de invocação ou lugar da palavra sagrada.

Segundo Plutarco, a fama do Oráculo iniciou-se quando um pastor se aproximou do local e notou que suas cabras se comportavam de modo estranho. Quando ele chegou perto delas, foi possuído por um acesso de loucura, falando coisas relacionadas ao futuro.

A notícia se espalhou e rapidamente uma multidão correu para o local. Todos começaram a entrar em um estado alterado de consciência.

Existia em torno do lugar um grande mistério. Para se obter o som da profecia não era necessário mais do que se aproximar da caverna e respirar o vapor que saía de lá. Por isso, os altos sacerdotes proibiram a entrada das pessoas comuns ao local. Não se usava o Oráculo todos os dias, somente em ocasiões especiais.

As riquezas deste templo eram extraordinárias, adquiridas através das doações dos visitantes que o consultavam. Ninguém sabe ao certo a época da fundação deste Oráculo. O que se sabe é que o templo tinha uma imensa reputação, pois muitas pessoas chegavam de todas as partes para consultá-lo.

Da boca de uma fenda saía vapores. Diante dele, era colocado um banquinho chamado trípode (três pés) onde uma pitonisa (nome que deriva da serpente Píton, que foi morta por Apolo) ficava sentada, recebendo o vapor, dizendo a mensagem do Oráculo.

Depois que fazia a adivinhação, a sacerdotisa era baixada da trípode e colocada em sua cela, onde permanecia durante vários dias. Ao longo dos anos, o Oráculo de Delfos foi caindo em declínio, pois alguns sacerdotes fraudavam a resposta na obtenção de lucros pessoais.

Atualmente não existem vestígios do Oráculo de Delfos, apenas algumas colunas que faziam parte do cenário místico. Os cientistas revelaram que o vapor que saía da fenda era na verdade gás etileno. Por isso, quem o inalava, entrava em um estado de transe, euforia ou inconsciência.

Nenhum comentário: